Pular para o conteúdo

Pilates para emagrecer

O método Pilates, mais conhecido por sua aplicação na correção de postura e reabilitação de pacientes, tem também a finalidade de tonificar a musculatura e emagrecer. A técnica tem sucesso na perda de peso e pode ser realizada por pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e idosos que precisam ou desejam um corpo mais em forma.

Criado pelo atleta alemão Joseph Pilates na década de 1920, o programa de treinamento inclui os princípios de centro de força, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez de movimento com exercícios que podem ser feitos no solo ou em aparelhos específicos.

De acordo com o fisioterapeuta Michel Salgado, conseguimos em uma hora de aula de alta intensidade de Pilates queimar, em média, 450 calorias. “É um exercício que possui fases aeróbicas e anaeróbicas, que variam de acordo com a intensidade com que se é praticado. Com uma dieta de baixa caloria aliada à atividade, funciona muito bem para quem deseja emagrecer.”, destaca Michel Salgado. “O Pilates é capaz de trazer os mesmos benefícios musculares conseguidos em uma academia, desde que seja praticado com regularidade”, completa o também fisioterapeuta Sérgio Machado.

De acordo com os profissionais, para sentir os efeitos do Pilates no emagrecimento e o tônus muscular é preciso praticar o método pelo menos três vezes por semana. Cada sessão tem duração de uma hora, tempo que permite desenvolver uma carga de mais ou menos 20 exercícios.

O Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e acima de tudo, para gerar bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Há ainda outros benefícios corporais que provêm da prática: melhoria da concentração, da coordenação motora e da consciência corporal.

Para quem não gosta dos exercícios tradicionais de academia, o Pilates pode ser um caminho para não deixar de se exercitar, porque o exercício físico é um dos fatores para a saúde do corpo. E até mesmo para quem exagerou nas festas de fim de ano e comeu demais, a técnica pode ser uma alternativa não muito radical, pois ajuda na perda de peso. Aproveite as resoluções de fim de ano para começar 2012 em busca de mais qualidade de vida.