Pular para o conteúdo

Guaíra ganha sua 1ª Faculdade Presencial

Faculdade José Bonifácio - Guaíra

Agora podemos dizer com orgulho: Sim nós podemos ter a primeira Faculdade de Guaíra, que representará inúmeros benefícios para nosso município. Uma Faculdade que terá o seu próprio espaço físico com toda a estrutura para oferecer a melhor qualidade de ensino.

Tente imaginar quando a Faculdade estiver em pleno funcionamento, a quantidade de alunos provenientes de diferentes regiões do Estado e até de outras localidades do Brasil que diariamente estarão na cidade para estudar, aumentando a circulação de divisas no comércio do município. Os efeitos diretos serão notórios não apenas no aumento da demanda do aparato físico como comércio e indústria, mas o mais importante será o enriquecimento cultural com que Guaíra será agraciada.

A princípio a Faculdade de José Bonifácio (FJB), implantará o Núcleo de Pós-Graduação. Todos os certificados serão expedidos pela FJB.

São responsáveis pelo Núcleo de Pós-graduação: Prof. Dr. José Eduardo Miranda – Doutor em Direito – Ph. D. of Law, Consultor em Direito Educacional – Consultant in Education Law, Consultor em Gestão Educacional – Consultant in Management Education, Diretor Geral da Faculdade de José Bonifácio – General Director of the Faculty of José Bonifacio e Prof. Dr. Wisley Falco Sales – Ph.D. in Mechanical Engineering, GL Consultoria / KHEÍRON – Consultoria em Reengenharia de Métodos e Processos de Gestão Educacional

A FJB se baseia em três princípios fundamentais da Educação Superior: Diferencial, Profissionalismo e Qualidade

Mediante seus três objetivos principais a FJB busca contribuir para o desenvolvimento do país e em especial, de Guaíra/SP e região, formando profissionais dotados das competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão, educando para a cidadania, fomentando o empreendedorismo e buscando uma relação efetiva com o contexto externo.

O local destinado para a instalação da Faculdade de Guaíra será a antiga Incubadora de Empresas que passará por ampla reforma e ampliação, mas manterá , a pedido do Prefeito Zé Carlos e do vereador Dr. Cecílio o nome do Dr. Heráclito da Motta Luiz .

Já os cursos de Pós Graduação funcionarão – provisoriamente – na Secretaria da Educação, antigo Seminário, localizado na Rua 8 próximo a Praça do Bairro Bom Jesus

Com referência ao Núcleo de Pós-Graduação, serão oferecidos os cursos, que terão início já no próximo dia 04 de abril de 2012, ou quando formarem as turmas com aproximadamente 35 alunos cada.

Além dos quatro curso de pós-graduação, outros estão sob avaliação de demanda na região. Atualmente existem cerca de 15 cursos de pós graduação para ofertar nas áreas de gestão, sociais, direito, administração, saúde e engenharias, dependendo do que a região necessite.

Quem poderá fazer a pós-graduação?

Pré-requisito do candidato em cada curso:

  • Psicopedagogia – Dirigido a profissionais graduados, como os pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores com licenciatura plena;
  • Engenharia de Segurança do Trabalho – Dirigido a Engenheiros;
  • Gestão Ambiental –  Dirigido a graduados das diversas áreas do conhecimento com interesse na área de Gestão Ambiental;
  • Musicalização – Dirigido a graduados no Ensino Superior em Música, Arte, Pedagogia, Psicopedagogia e áreas afins, que buscam a formação continuada como meio de qualificação e atualização profissional.

Os cursos serão ministrados presencialmente, com aulas às sextas à noite e durante todo o sábado, por três finais de semana consecutivos, seguido por um de folga. As disciplinas, em média de 15 por curso, divididas em três módulos com 4 meses de duração cada, ocuparão 12 meses do curso. Os demais 6 meses serão utilizados para o desenvolvimento da Monografia, mediante orientação de um professor do curso e que será defendida pelo aluno ao final do décimo oitavo mês.

O Corpo Docente será formado por especialistas (20%); Mestres e Doutores (80%), de renomadas instituições de ensino nacionais, como PUCs, USP, UNICAMP, UFU, UFTM, UFMG,  UNESP, entre outras.

Cada curso de Pós-Graduação terá a seguinte carga horária:

  • Psicopedagogia, Gestão Ambiental e Musicalização – 420 h;
  • Engenharia de Segurança do Trabalho – 660 h;

As matriculas, no ato da inscrição, terão o valor de R$ 100,00 para Psicopedagogia, Gestão Ambiental e Musicalização e de R$200,00 para Eng. de Segurança do Trabalho, seguidas de 18 parcelas mensais, com 5% de desconto para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Inscrições serão realizadas pessoalmente na sede da Revista Agro S/A, ou pelo telefone (17) 3331-1432, com Kátia Lacativa.

Logo após a conclusão da reforma e ampliação da antiga Incubadora de Empresas, os cursos de Pós-Graduação juntamente com a Faculdade terão sede própria no referido local.

Com relação aos cursos propostos para a Faculdade serão implantados seis cursos abrangendo as seguintes áreas: Pedagogia, Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Agronomia.

Outros Cursos de Engenharia, como Mecânica, Elétrica e Química, serão implantados posteriormente.