Pular para o conteúdo

Dengue já faz mais de oitenta vítimas em Guaíra/SP

Todos contra a Dengue
Todos contra a Dengue

No ano de 2012 já foram registrados 86 casos confirmados de dengue em Guaíra, sendo a maior incidência no mês de março. Mais dezenas de suspeitos aguardam confirmação da doença por exame sorológico.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, a maior concentração de doentes residem na região dos bairros Aniceto e Tônico Garcia.

Nossa maior dificuldade tem sido o número de casas fechadas e de recusas na entrada dos funcionários do combate a dengue“, diz o chefe do Controle de Vetores Miguel Rocha. Miguel ainda informa a nossa reportagem que o número de residências inacessíveis chega a 40% (quarenta por cento) em Guaíra.

Os casos diagnosticados suspeitos são notificados a vigilância através de formulário preenchido pela equipe de enfermagem. Prontamente este órgão da Coordenadoria de Saúde toma a atitude de erradicar a presença do mosquito nas regiões afetadas (com aplicação do veneno), além de fazer busca ativa de novos casos e focos de larva durante todo o período de risco do ano.

As campanhas do Ministério da Saúde são enfáticas na prevenção da doença, educando todos a não deixar água parada nem acúmulo de lixo em suas propriedades. Há vários anos se trabalha em torno deste tema o que torna vergonhoso o fato de tantos criadouros ainda serem encontrados nos domicílios guairenses.

Quem conhece a dor no corpo, na cabeça e a febre terrível que a dengue causa nunca mais descuida do seu quintal. Eu pensei que fosse morrer, que mal estar horroroso!“, relata MCA, paciente saída de um quadro de dengue recente.