Pular para o conteúdo

Marketing e comunicação não são “quebra galho”

Quando o assunto é Marketing e suas funções, alguns pontos se tornam complementares por serem bastante parecidos ou simplesmente pela pequena diferença que existe entre um ponto e outro, como por exemplo a importância das táticas e estratégias aplicadas no marketing e na comunicação.

Segundo Don Schultz, “hoje, a maior parte das atividades de comunicação e marketing é de natureza tática”. Isto significa que elas deveriam ser mais utilizadas como ações e medidas que uma organização deve seguir, mas, apesar disso, em algumas empresas elas não são vistas como elemento essencial para o sucesso de determinada marca.

No mercado publicitário os orçamentos são cortados ao meio dia após dia, valores são ajustados e o budget para comunicação e divulgação de uma marca é iniciado e encerrado todo ano. Isto impõe uma certa dependência mediante a administração da empresa e o sucesso da campanha. “O marketing e a comunicação são atividades táticas que a organização aparentemente não valoriza, ou cuja contribuição para o exito da organização não foi demonstrada” (Schultz).

Muitas vezes, a criação de métodos efetivos de monitoramento dos resultados nos programas de marketing e comunicação é esquecida pelos próprios profissionais que atuam na área, sendo substituídos pelos projetos mais econômicos, de acordo com o orçamento. Na maioria das vezes, investir um pouco mais, seja em marketing ou comunicação, pode significar o sucesso da marca em menos tempo.

Uma empresa não deve jamais utilizar o marketing e a comunicação apenas para “quebrar um galho”, essas duas vertentes devem ser devidamente planejadas, contribuindo para uma ótima estratégia de divulgação da marca.

Tudo indica que as organizações deverão mudar o seu comportamento em relação aos números investidos em marketing e comunicação, afinal de contas hoje em dia uma marca tem que se adequar ao mercado-alvo, o que implicará muitas vezes em grandes investimentos na área de comunicação e marketing.

Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike