Pular para o conteúdo

Filme “O Hobbit” vai mudar a maneira como você vê cinema

O Hobbit - Imagem: WarnerBros

O lançamento do filme “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, em dezembro deste ano, deve representar um marco tecnológico para o cinema. Segundo informações do site Hollywood Reporter, a produção “obrigará” os cinemas a fazerem uma atualização de hardware em projetores, inaugurando uma nova era para o cinema.

A tecnologia atual de exibição de imagens suporta 24 quadros por segundo. Esse padrão é exatamente o mesmo utilizado desde a década de 20, quando os filmes sonoros começaram a chegar às salas de cinema. Até então, na época do cinema mudo, o padrão era de 16 quadros por segundo.

Com a redução significativa do uso da película no cinema e o consequentemente crescimento do padrão digital, aos poucos a regra dos 24 quadros por segundo está deixando de ter sentido. A produção “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, dirigida por Peter Jackson, foi concebida com imagens em 48 quadros por segundo.

Para que isso fosse possível, Jackson lançou mão da câmera Red EPIC e todas as imagens foram gravadas em resolução máxima. Cada dia da filmagem, que durou 265 dias, resultou em cerca de 6 TB a 12 TB de imagens, quantidade de conteúdo bastante significativa.

No momento, as salas mais completas de cinema reproduzem imagens em 2048×1080 pixels a 24 quadros por segundo, o que é bastante próximo da resolução de 1920×1080 a 24 quadros por segundo adotada nos players de Blu-ray. A atualização de hardware permitirá ainda imagens em melhor resolução nos cinemas, exibidas com muito mais qualidade.

Veja o trailer do filme:

Fonte: TecMundo