Pular para o conteúdo

Senac Barretos participa da Semana Brasileira de Enfermagem com atividades gratuitas

Evento vai discutir temas como as práticas de trabalho e os rumos da profissão e é direcionado a estudantes, profissionais e interessados na área.

O Senac Barretos realiza, de 15 a 17 de maio, a 4ª Semana Senac de Enfermagem. O evento é parte da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), coordenada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que este ano discute o tema 85 Anos de Compromisso Social, Participação e Luta. Com esse foco, estão programadas palestras e mesa-redonda.

Direcionado a estudantes, profissionais, representantes de organizações de saúde e demais interessados na área, o evento aborda discussões das práticas de trabalho nas mais diversas perspectivas e sobre a formação dos técnicos em enfermagem no cenário atual do mercado.

Como uma instituição que há 66 anos contribui para a formação de profissionais da enfermagem brasileira e do Estado, o Senac promove esse importante evento do setor propondo debates ligados aos rumos do segmento e trazendo a comunidade para essas conversas”, analisa Marlene dos Santos Zequin, gerente do Senac Barretos.

Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), São Paulo é o Estado com o maior complexo hospitalar do país e possui expressivos investimentos na saúde básica, além de uma grande quantidade de empresas de home care. O segmento encontra-se em franco crescimento e, com isso, é grande a demanda por profissionais cada vez mais qualificados. Diante desse cenário, o evento é também uma oportunidade para o visitante conhecer melhor esse mercado promissor.

No Senac Barretos, o destaque da 4ª Semana Senac de Enfermagem fica por conta da mesa redonda que discutirá o temaRelação de Trabalho – Qualidade de Vida, em 15/5, com a presença de Thales Olivi de Almeida, Ana Lucia Cau e Juliana de Angelo Souza Leite e das palestras Índice de Saúde no Município de Barretos e Demanda de Contratação de Técnicos de Enfermagem nas UBS, em 16/5, além dos temas Técnico em Enfermagem: Mercado de Trabalho e Ética Profissional eGerenciamento de Risco: o que fazer? que serão abordados no dia 17/5.

O evento é gratuito. Para participar, é preciso se inscrever no Portal Senac. Mais informações podem ser obtidas emwww.sp.senac.br, pelos telefones 0800-883-2000 e (17) 3312-3050 ou diretamente no Senac Barretos, instalado naAvenida 21, n° 087.

Enfermagem no país
A Semana Brasileira de Enfermagem está na 73ª edição e é um evento comemorativo fomentado pela ABEn. A data de sua realização, de 12 a 20 de maio, foi instituída pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em homenagem a Florence Nightingale e Ana Justina Ferreira Néri, ícones da enfermagem contemporânea.

Programação da 4ª Semana Senac de Enfermagem no Senac Barretos

Data: 15 de maio
Horário: 19h30
Mesa-redonda: Relação de Trabalho– Qualidade de Vida
Convidados: Dr. Thales Olivi de Almeida – Graduação em Medicina, pós graduado em Medicina do Trabalho e Perícia Médica, pós graduando em urgência e emergência,Coordenador Geral do Samu- regional Barretos.
Ana Lucia Cau- Técnica de Enfermagem formada pelo SENAC, funcionária do Hospital de Câncer de Barretos.
Juliana de Angelo Souza Leite – Graduada em Enfermagem, pós graduada em Formação de Docentes para o Ensino Profissional em Enfermagem, Enfermeira Assistencial na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, atuando nas clínicas, pediatria e atualmente na UTI Adulto.

Data: 16 de maio
Horário: 19h30
Tema 1: Índice de Saúde no Município de Barretos
Tema 2: Demanda de Contratação de Técnicos de Enfermagem nas UBS
Palestrante: Cleber de Moura Delibera – Graduado em Administração de Empresas, Secretário de Saúde do Município de Barretos.

Data: 17 de maio
Horário: 19h30
Palestra: Técnico em Enfermagem: Mercado de Trabalho e Ética Profissional
Palestrante: Fabiano Vitoriano da Silva – Graduado em Enfermagem, pós graduado em Docência em Saúde, Enfermeiro responsável pela Educação Permanente da Santa Casa de Barretos.

Data: 17 de maio
Horário: 21 horas
Palestra: Gerenciamento de risco: o que fazer?
Palestrante: Rafael Silva Cardoso – Enfermeiro Graduado pela Unifafibe (Bebedouro-SP), Pós-Graduado Lato Sensu em “Atuação Docente em Saúde” pela FAMER/FAEP (São José do Rio Preto-SP); Docente da unidade SENAC/Barretos-SP, Coordenador das Atividades de Educação Continuada do Departamento de Pediatria Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos e do Hospital de Câncer Infanto-juvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Serviço
4ª Semana Senac de Enfermagem
Evento gratuito
Data: 15 a 17 de maio
Local: Senac Barretos
Endereço: Avenida 21, n° 087
Telefone: (17) 3312-3050

Mais informações: www.sp.senac.br