Pular para o conteúdo

Senac Barretos oferece vagas gratuitas para o curso de Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção Civil

Senac Barretos oferece vagas gratuitas para o curso de Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção Civil
Senac Barretos oferece vagas gratuitas para o curso de Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção Civil

O setor está entre os que mais crescem no país e dá preferência para profissionais capacitados. Inédito na cidade, o curso já está com as inscrições abertas.

O ramo da construção civil é um dos que mais contribuem com o aquecimento da economia no país. Não apenas pelos eventos esportivos que ocorrerão nos próximos anos, mas também pelos empreendimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e pelas diversas obras que estão previstas por todo o país. Segundo projeção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), para 2013, a estimativa é de que o setor cresça até 4,2%.

De olho nas oportunidades, o Senac Barretos lança o curso, inédito na cidade, Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção. As inscrições já estão abertas e o grande diferencial é que 80% das vagas são destinadas a bolsistas. A iniciativa integra a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. O curso é destinado a técnicos em segurança do trabalho, engenheiros, arquitetos, tecnólogos em edificações e profissionais com experiência comprovada no setor. Os interessados na especialização técnica devem ter concluído o curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Os profissionais serão capacitados a reconhecer, avaliar e controlar nos canteiros e frentes de trabalho os riscos potenciais. Também serão capazes de qualificar, quantificar e rastrear possíveis situações de trabalho inadequadas e contribuir para a gestão ambiental, distinguindo os principais resíduos gerados e auxiliando em sua eliminação ou minimização, além de conscientizar na utilização segura dos equipamentos e máquinas e na prevenção de acidentes.

“O ramo da construção é responsável por um alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em função da exposição constante dos trabalhadores a fatores de risco, como vibração, altura, ruídos, esforços repetitivos, choques elétricos, soterramento, desabamento e agentes químicos. A presença de técnicos em segurança do trabalho, com formações específicas na área, é fundamental para reduzir esses indicadores”, ressalta Marlene dos Santos Zequim, gerente do Senac Barretos.

Sua metodologia compõe atividades como estudo de casos e do meio, problemas, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos. No decorrer do aprendizado, será elaborado um projeto considerando contextos similares aos encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

Mais informações podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/barretos; pelo telefone (17) 3312-3050; ou diretamente na unidade, localizada na Avenida 21, n° 87.

Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo – O programa que já concedeu mais de 290 mil bolsas de estudo contribui para a inclusão social e proporciona o desenvolvimento por meio da educação. Para participar, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. As inscrições já podem ser realizadas no portal do Senac (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e encerram cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.

Serviço
Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção
Data: de 4 de maio de 2013 a 24 de maio de 2014
Horário: aos sábados, das 8 às 13 horas
Local: Senac Barretos
Endereço: Avenida 21, n° 87
Telefone: (17) 3312-3050
Vagas: 24 (80% bolsistas e 20% pagantes)
Informações: www.sp.senac.br/barretos
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: http://www.sp.senac.br/redessociais