Pular para o conteúdo

Campanha contra pólio é sábado

Campanha contra pólio é sábado

Neste sábado, dia 8, tem campanha de vacinação contra a poliomielite.  Serão imunizadas crianças menores de 5 anos. Todos os PSFs – Postos de Saúde da Família – farão as doses das 8h às 17h e os pais podem levar os pequenos na unidade mais próxima de sua casa. Além dos postos urbanos haverá um posto no distrito rural de São José do Albertópolis (Guaritá)

É importante levar a carteira de vacinação porque além da vacina pólio o pessoal da secretaria municipal de Saúde estará verificando e atualizando as vacinas do cronograma.

A campanha nacional contra a poliomielite vai de 8 a 21 de junho, no entanto é melhor levar as crianças no dia da campanha, sábado, dia 8, quando todos os esforços da Saúde no município estarão voltados para a aplicação das doses.

Pólio

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).