Pular para o conteúdo

Os Independentes apoia discussão sobre Bem Estar em Animais de Esporte

Os Independentes apoia discussão sobre Bem Estar em Animais de Esporte

Congresso Internacional acontece em Barretos na próxima segunda-feira, dia 10, com a participação de especialistas do Canadá, Estados Unidos e Brasil

O bem-estar dos animais envolvidos em esportes, como os equestres e o rodeio, é o tema central do Congresso Internacional que acontece na próxima segunda-feira, dia 10, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB. O evento é uma realização do UNIFEB e FEBOVI (Grupo de Fomento e Estudo da Bovinocultura) e contará com a participação de grandes autoridades do assunto do Canadá, Estados Unidos e Brasil.

Serão quatro palestras e uma mesa redonda com a participação de professores, profissionais e representantes de órgãos e instituições de defesa e proteção animal. Entre os participantes estão: Dr. Edward Pajor, professor de bem-estar e comportamento animal da Universidade de Calgary, Canadá; Dr. Antonio de Queiroz Neto, professor da UNESP; Dr. Douglas Corey, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association – EUA e Dr. José Correa de Lacerda Neto, professor da UNESP.

“Como realizadores da maior Festa do Peão da América Latina, acreditamos que a discussão sobre o bem-estar animal em esportes é sempre oportuna e essencial para que os mesmos sejam norteados com clareza”, afirma o Presidente de Os Independentes Hugo Resende Filho. A associação acompanhará todos trabalhos do Congresso.

Para o diretor de rodeio de Os Independentes, Marcos Abud, a participação de autoridades internacionais destaca a importância do assunto. “São vários os esportes que envolvem animais em todo o mundo, mas no Brasil, a maior polêmica é em torno do rodeio. Ter autoridades tão importantes, de instituições científicas de renome internacional, participando deste Congresso é muito significativo e pode esclarecer muitos pontos relevantes do assunto, com bases científicas”, considera Abud.

O Congresso tem início às 09h00. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail febovi@ig.com.br

Palestrantes:

Edward Pajor – É professor de bem-estar animal na Universidade de Calgary no departamento de produção e saúde animal. É reconhecido internacionalmente por suas pesquisas na área saúde, comportamento e bem-estar animal. Dr. Pajor também já colaborou cientificamente com várias organizações como o McDonald’s Animal Welfare Panel e a Humane Farm Animal Care.

Antonio de Queiroz Neto – Graduado em Medicina Veterinária pela UNESP, mestrado em Ciências Biológicas: Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)/USP e doutorado em Ciências: Farmacologia também pela FMRP/USP. Realizou Estágio Pós-Doutorado) junto ao Laboratório de Farmacologia e Terapêutica Experimental Eqüina da Universidade de Kentucky/EUA. Defendeu Livre-Docência em Farmacologia Veterinária na FCAV/. É líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício Eqüino, certificado pela UNESP e credenciado pelo CNPq.

José Correa de Lacerda Neto – É médico-veterinário graduado pela UNESP, com mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Atualmente é Livre-Docente e Professor Adjunto de Clínica Médica de Eqüinos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP. É responsável pelo atendimento em Medicina Interna de Eqüinos junto ao Hospital Veterinário Governador Laudo Natel. Exerce a Supervisão do Hospital Veterinário Gov. Laudo Natel da FCAV/UNESP.

Douglas Corey – Dr. Douglas G. Corey é médico veterinário formados pela Universidade do Colorado/EUA. Em sua carreira, tem participação ativa na Associação Americana de Medicina Veterinária, Associação Americana dos Veterinários de Equinos e Associação dos Médicos Veterinários de Oregon, desenvolvendo e protocolando projetos nacionais e regionais de bem-estar animal e assuntos relacionados como eutanásia e cavalos aposentados. Há 32 anos é membro do conselho consultivo de bem-estar animal da PRCA – Professional Rodeo Cowboy Association.

Dr. Mateus Paranhos da Costa – É graduado em Zootecnia pela UNESP, tem especialização em Comportamento Animal pela USP, mestrado em Produção Animal pela UNESP, Doutorado em Psicolobiologia na USP/RP e pós-doutorado em Bem Estar Animal pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Lilian D’Almeida Gontijo – Médica Veterinária autônoma em clínica de grandes animais, graduada pela UFMG. Possui residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, pela UnB e Mestrado em Ciência Animal – Dissertação em Bem-Estar Animal (Bem-Estar de Equinos do Jockey e da Cavalaria de Curitiba), pela UFMG.

Rosangela Ribeiro – Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP. Atuou como clínica de pequenos animais lecionou na FAC. É Especialista em Bem-Estar Animal pelo Cambridge e-Learning Institute e Especialista em Bioética pela USP. Atualmente é gerente de Programas Veterinários da Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA.