Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Pio XII na luta contra o câncer bucal

saude bucal pio XII (4)O objetivo dessa parceria é antecipar o diagnóstico e tratamento da doença, agilizando assim o atendimento ao pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital do Câncer de Barretos estão realizando cursos voltados para profissionais de saúde pública como médicos, dentistas, enfermeiros e agentes de saúde. O objetivo principal é a prevenção do câncer bucal, popularmente conhecido como câncer de boca.

Visando a prevenção e combate a doença, estão sendo oferecidos cursos gratuitamente na rede pública de saúde. Os cursos foram de 14 à 21 de março, na Casa de Cultura onde foi promovida uma palestra ministrada por profissionais da Fundação Pio XII, para os profissionais de saúde guairenses que atendem através do SUS (Sistema Único de Saúde). Lembrando que na sexta-feira (28), acontece no próprio Hospital do Câncer um curso prático voltado somente para dentistas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o objetivo desta parceria com o Pio XII é antecipar o diagnóstico e tratamento dessa doença e agilizar o atendimento desses pacientes.

“O objetivo desse curso oferecido gratuitamente à nossa rede pública, é formarmos uma parceria direta com o Hospital de Câncer, assim podemos encaminhar pacientes com suspeita de lesões cancerosas diretamente sem ter que passar por muita burocracia. Solucionar problemas como marcar biópsia e esperar até 30 dias pelo resultado da biópsia, e posteriormente aguardar encaminhamento e agendamento para o Pio XII. Com essa parceria, anteciparíamos o diagnóstico e tratamento desses pacientes.”, informou a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Eliza Jacomete.

CÂNCER BUCAL – O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.

A enfermidade em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o fumante é, também, alcoólatra.

De acordo com informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

O INCA ainda informa que pessoas com mais de 40 anos de idade devem ficar atentas, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.