Pular para o conteúdo

Apabor promove encontro para discutir a cultura da seringueira em Jales

apabor - seringueira jalesO evento é gratuito e possibilita que informações técnicas e mercadológicas cheguem a todos os envolvidos na cadeia produtiva de borracha

A Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha – Apabor, com apoio do Sindicato Rural de Jales, irá promover o segundo Workshop Seringueira deste ano para discutir sobre a cultura da seringueira neste sábado, dia 12, no Grandes Lagos Park Hotel, em Jales, a 150 Km de São José do Rio Preto.

O evento é aberto para produtores interessados e para heveicultores. A programação terá início às 8 horas e contará com as seguintes palestras: Gerenciamento do Seringal – Aumente a produtividade da sua plantação, com o engenheiro agrônomo Marcos Roberto Murbach; Mercado da borracha natural – Entenda o movimento de baixa de preços, com Heiko Rossmann, diretor executivo da Apabor e especialista em mercado de borracha natural; e O ABC da seringueira – Linhas de crédito para a heveicultura, com um representante do Banco do Brasil.

O objetivo do evento, segundo Heiko Rossmann, diretor da Apabor, é atualizar conhecimentos de quem já é produtor de borracha natural, e disseminar informações de qualidade sobre o setor também para quem busca mais conhecimento a respeito da cultura antes de fazer seu investimento.

As cidades que serão sede do evento foram escolhidas de acordo com o potencial para a heveicultura. O intuito é possibilitar que informações técnicas e mercadológicas cheguem a todos os envolvidos na cadeia produtiva de borracha, para que tenham condições de potencializar a produção do seringal e atingir melhores resultados na cultura. Jales faz parte da principal região produtora de borracha do Estado de São Paulo.

Em 2013, o projeto Workshop Seringueira percorreu 10 cidades pelo interior do Estado de São Paulo reunindo ao todo mais de mil participantes. Neste ano, o evento já passou por São José do Rio Preto e agora segue para Jales, Castilho e Bebedouro.

Para se inscrever, basta acessar o site da Apabor – www.apabor.org.br – e fazer o cadastro. O Workshop Seringueira em Jales é gratuito. Mais informações pelo e-mail apabor@apabor.org.br ou pelo telefone (17) 3235-1088.

Sobre a Apabor – A Apabor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1992, com atuação em todo o território nacional e com sede em São José do Rio Preto. A associação é hoje um órgão importante de fomento e proteção do setor da borracha. Representa todos os segmentos da produção ao beneficiamento e tem uma agenda constante de participação e propostas junto aos órgãos representativos do setor, dentre eles a Câmara Setorial da Borracha Natural, em Brasília.

A entidade intensificou sua atuação junto aos órgãos federais e estaduais, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Busca promover a cultura da seringueira em diversas regiões do Brasil, por meio da realização ou apoio a eventos, como o Workshop Seringueira.

Confira a programação do Workshop Seringueira em Jales:
8h – Credenciamento
8h45 – Abertura
9h – Gerenciamento do seringal /Produção Vegetal
Aumente a produtividade da sua plantação
Marcos Roberto Murbach – Santa Helena Agrícola
10h – Intervalo
10h30 – Mercado da borracha natural /Economia
Entenda o movimento de baixa de preços
Heiko Rossmann – APABOR
11h30 – O ABC da seringueira /Crédito Rural
Linhas de crédito para a heveicultura
– Banco do Brasil
12h – Encerramento

Agenda de eventos Apabor 2014
12/04 – Workshop Seringueira em Jales/SP
23-25/04 – EXPOBOR 2014 – 11ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
09/05 – Workshop Seringueira em Castilho/SP
14/06 – Workshop Seringueira em Bebedouro/SP
Novembro/2014 – IX Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista

Serviço
Workshop Seringueira Jales
Data: 12 de abril
Local: Grandes Lagos Park Hotel
Rua Ayrton Senna da Silva, 376
Jales /SP
(17)3632-1338
Horário: das 8h às 12h

Inscrições pela internet (www.apabor.org.br) até 11/04/2014, 17h