Pular para o conteúdo

18 de abril Dia Nacional do Livro Infantil

dia nacional do livro infantilO Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, que é o autor de livros infantis mais importantes do Brasil.

O livro infantil é dirigido especialmente para as crianças, e geralmente apresenta histórias de amor e comédia, onde o herói enfrenta algumas dificuldades, mas no final costuma viver feliz pra sempre.

Na maioria dos livros existe uma moral por trás da história, que busca oferecer uma lição para as crianças, como contar a verdade, por exemplo.

No Brasil, o primeiro autor a publicar um livro infantil foi Carlos Jansen, que trabalhava como professor no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Ele fez traduções e adaptações de clássicos como “As Mil e Uma Noites” e “Dom Quixote”.

Monteiro Lobato
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Fonte: BrasilEscola