Pular para o conteúdo

Consumo de chocolate por pets pode causar sério risco a saúde do animal

dogchocolatePara grande parte das famílias, os animais deixaram de ser apenas pets e passaram a ser verdadeiros membros da família. Com essa socialização de cães e gatos, muitas pessoas sentem vontade de dividir todos os seus momentos com eles, inclusive na hora das refeições, mas deliciosas possíveis como, por exemplo, na hora que estamos comendo um chocolate.

Mas será que isso é saudável?

Segundo os especialistas, não.  O chocolate contém uma substância que pode ser fatal aos cães e gatos. A teobromina e a cafeína são os elementos que podem causam mal aos animais.

Com isso, se um cachorro ingerir uma quantidade abusiva de chocolate, poderá sofre taquicardia, vômito, febre e convulsão. Existem até casos em que o animal de estimação acaba morrendo.

Alguns sinais clínicos que podem estar associados à intoxicação em questão são: 

  • Aumento na ingestão de água Vômito
  • Diarreia;
  • Falta de coordenação dos movimentos Tremores musculares e convulsões;
  • Arritmias cardíacas, como a taquicardia (aumento da frequência cardíaca);
  • Aumento da frequência respiratória (taquipnéia);
  • Pele e mucosas azuladas devido à baixa oxigenação sanguínea (cianose);
  • Hipertermia (aumento da temperatura corporal);
  • E até mesmo coma.

Os especialistas dizem que o grande problema do chocolate, para os pets é a incapacidade de metabolização da teobromina. Essa substância fica acumulada no organismo e essa concentração pode ser tóxica e fatal.

A teobromina inibe os receptores da adenosina, que atua como bronco dilatador, regulador do fluxo de oxigênio, anticonvulsivante e regulador do ritmo cardíaco.

A quantidade de chocolate que pode prejudicar seu pet é ligada ao peso do mesmo, ou seja, 63 mg (miligramas) de chocolate por cada quilo do animal é potencialmente letal. Um pet pequeno pode morrer se ingerir 3 bombons ou meia barra de chocolate.

Acredita-se que até uma quantidade menor já pode causar sintomas menos severos como diarreia, distensão do abdômen, vômitos, espasmos musculares, excitação, taquicardia, aumento do consumo de água, entre outros.

No caso do seu animal de estimação apresentar algum desses sintomas, leve ele a um veterinário o mais rápido possível.