Pular para o conteúdo

O Palhaço de Selton Mello será exibido no ECAL

o palhaco
No dia 11 de agosto, compondo a programação do 19º Ecal – Encontro Cultural de Arte Livre – a Prefeitura de Guaíra em parceria com CPFL proporcionam gratuitamente para a população o filme O Palhaço, de Selton Mello.

O filme será exibido no pátio na Casa de Cultura João Augusto de Mello às 18h, pela estação móvel do Cine Solar, um projeto da CPFL que consiste em uma van que acumula energia solar durante o dia e com esta energia exibe sessões de cinema logo que anoitece.

O Palhaço é premiado longa brasileiro de 2011 dirigido, co-escrito e estrelado por Selton Mello, o ator que já estrelou outros filmes famosos no Brasil, como Meu Nome Não é Johnny, O Que é Isso, Companheiro? e o também o popular Chicó do Auto da Compadecida, película nacional inspirada na obra homônima do recém falecido escritor, Ariano Suassuna.

Este é o segundo longa-metragem dirigido por Mello, o primeiro foi Feliz Natal, de 2008

O Palhaço conta a história vivida pelo palhaço Benjamin (Selton) e seu pai Valdemar (Paulo José) num circo mambembe durante os anos 70. Benjamin, então, decide viver como um funcionário comum e isto afeta todos ao seu redor e ele próprio. Posteriormente, triste, cai na real e vê que ser palhaço é a única coisa que pode fazer e que faz as pessoas rirem espontaneamente.

O diretor e ator Selton disse que a ideia de O Palhaço surgiu a partir de uma crise existencial que viveu em 2009, quando estava insatisfeito como ator, e deu origem a uma trama sobre rito de passagem.

Mello mostrou o roteiro, que foi escrito por ele e Marcelo Vindicatto para os atores Wagner Moura e Rodrigo Santoro oferecendo-lhes o papel do Palhaço Pangaré, mas a agenda de ambos não permitiu que aceitassem o convite. Diante do impasse, Mello acabou optando por interpretar o protagonista e dirigir o filme ao mesmo tempo.