Pular para o conteúdo

Guarani prepara jovens para mercado de trabalho

Pautas - Cruz Alta - 27/06/2014

Por meio do Projeto Pescar, companhia oferece capacitação para jovens em vulnerabilidade social das cidades de Olímpia e Severínia

Para oferecer formação gratuita a jovens e possibilitar o primeiro contato com o mercado de trabalho, a Guarani implantou, no ano de 2013, o Projeto Pescar.  A iniciativa visa à capacitação de jovens em vulnerabilidade social e está com inscrições abertas para as turmas de 2015.

No próximo ano, serão oferecidos os cursos Eletromecânica e Logística. O Projeto é direcionado a jovens, com idade entre 16 e 19 anos, das cidades de Olímpia e Severínia. Para se inscrever é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escolas públicas e não ser filho dos colaboradores da companhia.

As inscrições devem ser realizadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dessas cidades até o dia 21 de outubro. A segunda etapa é a execução das provas de matemática, português e redação. Por último, serão realizadas dinâmicas de grupo e visitas domiciliares.

As aulas são divididas em práticas e teóricas, com o objetivo de agregar tanto a formação profissional, quanto a pessoal.

“Além de preparar esses jovens para o mercado de trabalho, estamos incentivando a prática da cidadania e o desenvolvimento de competências comportamentais como iniciativa, liderança, trabalho em equipe e clareza na comunicação”, explica a coordenadora do Projeto Pescar na Guarani, Karina Cabral.

O curso tem duração de oito meses e acontece na unidade Cruz Alta, em Olímpia.

Sobre a Guarani

A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil, onde destaca-se como a 3ª maior produtora. Possui oito unidades industriais, sendo sete delas no Brasil, mais precisamente na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma unidade em Moçambique. Na safra 2013/14, a Companhia processou 19,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,6 milhão de toneladas de açúcar, 602 milhões de litros de etanol e 720 GWh de energia para a comercialização.

A Guarani é parte do Grupo Tereos, quarto maior produtor de açúcar do mundo. Em abril de 2010, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais gestores do setor sucroenergético.

Sobre o Projeto Pescar

O Projeto Pescar é uma iniciativa social que visa o investimento na formação de jovens

em situação de vulnerabilidade social e econômica, preparando-os para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. A Fundação Projeto Pescar tem mais de 38 anos e possui várias unidades espalhadas pelo Brasil e também em países como Paraguai, Argentina e Angola.