Pular para o conteúdo

Casa de Cultura ofertará oficina de efeitos especiais

Melies-still-2

Os cinéfilos guairenses podem ficar alerta, no dia 6 de outubro, próxima segunda feira, o Ponto MIS, programa da Prefeitura em parceria do Museu da Imagem e do Som, traz para Guaíra uma oficina de Efeitos Especiais, com Cássio Starling.

Os participantes acompanharão trechos de filmes de várias épocas para mostrar os recursos e resultados, desde as trucagens fotográficas do Méliès, as mecânicas do primeiro King Kong e do Harryhausen, passando pelo CGI que explode nos anos 70 até culminar nos recursos digitais de hoje. Uma oficina mais descritiva e analítica.

Cássio Starling Carlos (1964) é crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo. Integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH. É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema (2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin (2012). Autor do livro Em Tempo Real (Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV.

A oficina ocorre na Casa de Cultura professor João Augusto de Mello das 19h às 23h, com 50 vagas abertas para participantes a partir dos 14 anos.

O Ponto MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.

O programa é gerenciado Museu da Imagem e do Som – MIS e voltado para as cidades do estado de São Paulo.

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infraestrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local).

Mensalmente é enviado para cidade participante um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por um curta e um longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.