Pular para o conteúdo

Gestantes receberão doses da vacina DTPa

ilustra vacina DTPa

Na quarta feira, dia 5, as doses da vacina DTPa – Tríplice Bacteriana – Difteria, Tétano E Coqueluche – começam a ser aplicadas nas grávidas que estão da 27ª semana a  36ª semana de gestação. As pacientes devem procurar as USB – Unidades Básicas de Saúde – de sua região no horário habitual de atendimento. A Vigilância Epidemiológica ressalta que a vacina só será aplicada nas gestantes dentro do período indicado.

A vacina que anteriormente era ofertada da rede pública em casos especiais e por indicação médica passou a fazer parte do calendário básico da gestante. A mulher irá receber essa vacina a cada nova gestação.

A DTPa protege contra a difteria, coqueluche e tétano. É indicada para gestantes no terceiro quarto do período gestacional preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Além das gestantes serão imunizadas, as equipes que atendem recém-nascidos nas maternidades, berçários e UTIs neonatais.

HPV

A vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), também não é mais campanha, ela faz parte do calendário básico da adolescente.

As meninas de 11, 12 e 13 anos que ainda não receberam a 1ª dose devem procurar a UBS mais próxima de sua casa. As que já receberam a 1ª dose devem estar tomar a 2ª, mesmo que na data já tenham completado 14 anos.