Pular para o conteúdo

Guarda Municipal orienta sobre proibição de veículos no parque

ilustra - GCM

Desde o final do ano passado a Guarda Civil Municipal vem fazendo o trabalho de orientação sobre a proibição de tráfego e estacionamento de veículos dentro do parque ecológico Maracá.

A ação da corporação faz parte do resgate do projeto original e ordenamento do uso do espaço público.

Carros transitando no interior do parque provocam danos nos equipamentos públicos ali existentes e colocam em risco a integridade física dos demais usuários.

O comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Izaias informou que durante a orientação os seus comandados estão anotando em relatórios a qualificação dos veículos. Se no futuro for necessária uma autuação os condutores não podem alegar ignorância da norma.

O parque deve receber sinalização sobre a proibição em breve, no entanto o Código de Trânsito Brasileiro já prevê em seu artigo 181 que é proibido estacionar: VIII  no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização,  ‘gramados ou jardim público’.

Uma infração grave, com penalidades de multa e a remoção do veículo.

Durante o período de orientação os condutores estão colaborando. Entendem a norma e retiram seus veículo do parque público.

A densa maioria dos veículos são de Guaíra, somente em alguns casos foram flagrados condutores de outras cidades com carros no interior do parque.