Pular para o conteúdo

Campanha para doação de medula óssea levará guairenses à Barretos neste sábado

Sensibilizados com a história da pequena Ana Júlya, que enfrenta a leucemia desde seu primeiro ano de vida, munícipes fretarão outro ônibus, no dia 13, para Barretos

No próximo sábado, dia 13, um ônibus levará guairenses que queiram se cadastrar Fundação Pio XII de Barretos para se tornarem doadores de medula óssea. A excursão sairá às 7h, da praça da Santa Casa.

A mobilização na cidade começou desde que a história da pequena Ana Júlya, de apenas 4 anos, se espalhou pelas redes sociais. A garotinha é vítima da leucemia desde o primeiro ano de idade e agora aguarda por uma doação de medula óssea compatível para salvar sua vida.

Não é apenas ela que aguarda em uma fila extensa para conseguir se curar da doença. As chances de se encontrar doador compatível de medula são pequenas, por isso há a necessidade de todos se sensibilizarem com a causa.

Para realizar este lindo gesto, basta se cadastrar no Pio XII. O cidadão deve estar com seus documentos pessoais, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde, não ter doença incapacitante ou infecciosa.

No dia 13 os guairenses passarão por uma triagem. Com o exame de sangue é possível coletar as informações necessárias para analisar o antígeno leucocitário humano (HLA) através do exame da histocompatibilidade – procedimento que mostrará as características genéticas que podem influenciar na compatibilidade do transplante.

Os dados do exame serão inseridos em um cadastro mundial para que eles sejam analisados com os dados dos pacientes que precisam do transplante de medula óssea. Se a compatibilidade for confirmada, será necessário fazer outros testes, avaliações e consultas para checar o estado de saúde do doador.

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro de doadores é consultado. A chance de encontrar uma medula compatível para um paciente doente é de uma em cem mil. Por isso, ao integrar o cadastro de doadores, o cidadão estará aumentando a chance de sobrevivência de quem está doente.

Mesmo que o procedimento seja incômodo e exija uma disposição maior que outros tipos de doações, o ato de doar a medula óssea é um ato imensamente solidário e amoroso que salva a vida do próximo.

Para que a Ana Júlya e outras tantas crianças, adultos e idosos, renovem suas esperanças e vençam esta batalha da vida, eles contam com a colaboração da população em realizar um grandioso gesto de doação, já que está ao alcance do cidadão guairense salvar a vida deles.

Saída do ônibus para Barretos

No dia 13 de junho, às 7h, o transporte sairá da Praça da Santa Casa para levar todos os guairenses solidários até o Pio XII em Barretos. Para fazer a inscrição da viagem, basta ligar para 99975-0072 (Danilo), 99167-3012 (Daniela), 99978-3094 (Elicleia) e 9975-5956 (Gislaine).

Interessados em fazer a doação, podem procurar o Hemonúcleo na Rua Antenor Duarte Villela, 1.331 – Bairro Dr. Paulo Prata, em Barretos, ou pelo telefone (17) 3321-6600 – ramal 6941.

f0nte: Jornal O Guaíra