Pular para o conteúdo

Entender o comportamento das gerações é fundamental para o sucesso de programas de trainee

Os programas de trainee surgiram em meados da década de 90 com objetivo de captar e capacitar jovens recém-formados com potencial e perfil para assumir posições de liderança nas organizações.

As contribuições desses profissionais às companhias ao longo dos anos têm sido bem relevantes, fazendo com elas invistam em processos seletivos anuais.

A TOTVS lançou seu programa de trainee em 2011 e, desde então, realiza edições anuais. O processo seletivo é atualizado a cada ano por meio de dinâmicas diferenciadas desenvolvidas com base em conceitos de design thinking, com o objetivo de atender as necessidades das novas gerações. A estratégia resultou em uma maior assertividade na contratação, levando à retenção de 96% dos trainees da TOTVS nos quatro anos do programa e a um índice de satisfação (NPS) de 95%.

Os jovens profissionais que ingressam na companhia por meio do processo de seleção recebem um acompanhamento individual por meio de um programa de tutoria, passam por diferentes áreas da empresa, como fechamento com vice-presidentes e desenvolvimento de projetos estratégicos, e participam de rodadas de feedback e conversas com ex-trainees em posições de destaque no mercado.

Camila Alonso e José Ramon Ventura são exemplos de ex-trainees da TOTVS que cresceram rapidamente na companhia. Camila participou do processo seletivo de 2011 e hoje é coordenadora de Modelos e Políticas Comerciais, sendo responsável por gestão e evolução dos modelos e políticas comerciais, gestão do projeto de implantação da modalidade TOTVS Intera e novos modelos de distribuição e portfólio da empresa. Já José Ramon, ingressou na companhia em 2013 e atualmente é Sales Specialist BI & fluig na unidade do México atuando com a pré-venda das soluções GoodData e fluig, além da habilitação de parceiros para essas soluções no mercado internacional.

Sobre a TOTVS Oeste Paulista

A TOTVS Oeste Paulista atua no oeste do estado de São Paulo há mais de 15 anos sendo representada por duas unidades instaladas estrategicamente em Bauru e em São José do Rio Preto. Líder absoluta em soluções para gestão na região em que atua, a TOTVS OP possui pleno domínio em implantação e suporte em todas as linhas de produtos TOTVS. É responsável pelo Atendimento e Relacionamento de mais de 400 clientes e conta atualmente com cerca de  170 participantes. Para mais informações, acesse o website http://www.totvs.com/oeste-paulista-bauru e http://www.totvs.com/oeste-paulista-sao-jose-do-rio-preto.