Pular para o conteúdo

[OPINIÃO] Má sinalização, buracos, desníveis e até tampas de instalações nas ruas e avenidas podem causar acidentes

por Vitor Martins Fonseca

Além de placas devidamente posicionadas e conservadas, a pintura de sinalização de solo garante aos motoristas melhores condições de tráfego e os pedestres também tem seus direitos garantidos quando isso acontece.

O recapeamento tem seu lado negativo, já que o acúmulo de camadas de asfalto pode provocar um desnível com bueiros e tampas de instalações, em caso de desgastes.

Muitas vezes as placas de parada obrigatória, os desníveis em tampas e bueiros não são vistos pelos motoristas de longe e a solução acaba sendo desviar em cima da hora ou passar por cima no caso dos buracos ou acelerar atravessando na frente do veiculo que vem na preferencial. Nesse caso, os riscos de acidentes podem aumentar se o motorista frear bruscamente.

Além disso, o impacto dos buracos pode trazer danos aos veículos. Se puder evitar o buraco é melhor, mas caso contrário o mais indicado é manter a velocidade baixa e encará-lo de frente, pois passar de lado aumenta os riscos de rasgar os pneus e a torção da carroceria pode danificar o sistema de suspensão. Se não houver tempo de desviar, não se deve frear bruscamente.

Ainda existe outro problema que aumenta com o desnível entre o asfalto e os tampões. Aquele barulho metálico a cada carro que passa na rua nada mais é do que uma tampa de instalação de energia elétrica, de água ou de outros serviços que acabou ficando desgastada ou mal colocada. A responsabilidade por adequar o nível e também acompanhar a situação dos tampões é da Prefeitura a cada renovação no asfalto.

Transformar Guaíra em um lugar seguro para todos deveria ser uma obrigação do administrador  que sem dúvidas  melhoraria a vida das pessoas de forma prática e concreta

A prefeitura tem a obrigação de sinalizar de forma adequada, principalmente a indicação de parada obrigatória no solo (Com tinta de boa qualidade!), arrumar os desníveis, tampa fora de lugar ou algum afundamento que possa prejudicar o trânsito, pois em caso de acidente a prefeitura deverá ser responsabilizada…

DIRIGIR NO CENTRO DE GUAÍRA É UMA TAREFA CANSATIVA, POIS NA PREFERENCIAL O CARRO LITERALMENTE ENTRA NA VALETA 2 VEZES EM CADA ESQUINA.!!!

CALÇADAS DEVERIAM TAMBÉM SEGUIR UM PADRÃO, COMO ALTURA DAS ÁRVORES, ESPAÇO PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES, DESNÍVEIS ENTRE UMA RESIDENCIA E OUTRA, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, MESAS DE BARES, OBSTRUINDO A PASSAGEM, ETC…

SERÁ QUE SÓ EU ENXERGO ISSO????