Pular para o conteúdo

NO ANIVERSÁRIO DE EÇA DE QUEIRÓS RELEMBRE DOIS CLÁSSICOS DO AUTOR PUBLICADOS PELA EDITORA MODERNA

Importante romancista português do século XIX, Eça de Queirós nasceu em 25 de novembro de 1845, na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal. Formou-se em Direito pela Faculdade de Coimbra em 1866 e, anos mais tarde, ingressou na carreira diplomática. Apesar se sua formação, Eça sempre esteve próximo do ofício das letras. Na juventude, desenvolveu alguns textos para o Jornal Gazeta de Portugal, participou do grupo renovador chamado “Escola de Coimbra” e foi responsável pela introdução do Realismo no país.

Com obras que abordavam temas diversificados, Eça reunia situações do cotidiano, descrições de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor em suas narrativas. O escritor evitava os lugares comuns, apostando em novas formas de condução da história, neologismos e uma visão mais crítica da realidade.

Para homenagear esse grande nome da literatura, a Editora Moderna indica dois títulos bem conhecidos do autor: O crime do Padre Amaro e O primo Basílio. Com um trabalho minucioso de comentários à margem do texto integral elaborados pelo professor Douglas Tufano, a edição da Editora Moderna fornece informações históricas e culturais, notas de vocabulário e esclarecimentos sobre as características literárias da época.

Autor dos livros da coleção Gramática Fundamental de 1º a 9º ano, Navegando pela Língua Portuguesa e Navegando pelo dicionário (Ed. Moderna), Tufano traz orientações para facilitar a leitura e auxiliar o jovem a valorizar as narrativas. Além disso, ao final de cada história, o professor também aborda algumas questões que ajudam o leitor na compreensão do enredo.

crime-padre-amaro

Em O crime do Padre Amaro, o enredo gira em torno da figura de Amaro Vieira, um menino que foi adotado pela marquesa e pelo marquês de Alegros, e que, aos 15 anos, entra para o seminário por vontade da mãe. Formado padre, Amaro acaba se hospedando na casa de S. Joaneira, viúva, mãe de Amélia, uma linda morena de 23 anos. Seduzida por Amaro, a jovem torna-se sua amante e engravida. Por meio dessa obra, Eça trouxe uma forte crítica à igreja católica, atacando os jogos de aparências e o moralismo da época.

Preço: R$ 29,00

o-primo-basilio-eca-de-queiros

Ainda buscando desmistificar estereótipos, em O primo Basílio, o autor traz a história do casal burguês Jorge e Luísa. Quando o marido viaja por algumas semanas, a esposa recebe a visita inesperada de seu primo Basílio, com quem teve um caso antes de se casar. Seduzida por seus modos de homem viajado, elegante e moderno, eles reatam a intimidade e tornam-se amantes. Porém, o romance é descoberto pela empregada da casa, que começa a chantagear Luísa, exigindo dinheiro para ficar quieta.

Preço: R$ 29,00

A coleção Travessias ainda conta com outros clássicos de grandes autores: Dom Casmurro,O alienista e outros contos, Memórias de um sargento de milícias, Senhora, Iracema – Lenda do Ceará, A Moreninha, O cortiço, A cartomante e outros contos e Memórias póstumas de Brás Cubas.