Pular para o conteúdo

Prefeito anuncia projeto Trabalho Cidadão

O diretor de Assistência e Desenvolvimento e Inclusão Social, José Reinaldo dos Santos Júnior, prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis, assessora de Administração de Convênios, da Diretoria de Assistência Social, Eliza Maria Lomonte Carvalho e Chefe do Departamento de Convênios e Proteção Especial, Erica de Paula Zampieri Nadayoshi.

O prefeito, José Eduardo anunciou na tarde quarta-feira, dia 17, o novo Programa Trabalho Cidadão, que visa oferecer mão de obra e qualificação profissional a população em vulnerabilidade social.  O programa Trabalho Cidadão substitui o projeto Frente de Trabalho.

O programa oferecerá uma oportunidade de renda aos desempregados buscando a transformação e chances de inserção no mercado de trabalho, inclusão social e  cidadania.

Outra mudança será em relação à contratação, anteriormente as contratações eram feitas de acordo com as inscrições, por ordem de chegada e os interessados madrugavam na fila. No novo formato os candidatos serão avaliados por critérios sociais.

A Assessora de Administração de Convênios, da Diretoria de Assistência Social, Eliza Maria Lomonte Carvalho esclarece a mudança de formato no projeto justificando que na forma anterior muitas famílias em situação de desemprego ficavam fora do programa por não conseguirem se cadastrar.

“A equipe de assistência social fez um estudo e verificou que ocorria de pessoas em vulnerabilidade que ficavam fora do programa porque não conseguiam fazer inscrições. Os interessados podem ficar tranquilos, não é preciso formar filas no CRAS porque serão admitidas aquelas famílias em situação de desemprego de acordo com a avaliação de assistentes sociais”, tranquilizou.

O diretor de Assistência e Desenvolvimento e Inclusão Social, José Reinaldo dos Santos Júnior lembra que Trabalho Cidadão vem mais do que oferecer oportunidade de geração de renda, também propiciará aos atendidos chance de orientação e qualificação profissional. “Além da geração de trabalho e renda, o programa Trabalho Cidadão vai disponibilizar orientação aumentando a capacidade empregabilidade das pessoas, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho”, reforçou.

Já o prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis avalia que o Trabalho Cidadão promove o resgate da dignidade: “Num momento de demanda por emprego, a nossa equipe de assistência social formulou um modelo de projeto que oferece oportunidade de renda, agregando a capacitação profissional. Esta é a forma do poder público promover a cidadania e resgatar a dignidade”.

Trabalho Cidadão

O programa atenderá até 60 pessoas por turma, pelo período de 20 dias úteis cada turma, com diária de R$ 23,85, por dia de trabalho. Os participantes do programa desenvolverão as atividades de apoio à administração pública com enfoque na limpeza de terrenos baldios, logradouros públicos, córregos e demais locais favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti num período em que Prefeitura já vem executando diversas ações para conter a proliferação do mosquito vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Os beneficiários trabalharão quatro dias por semana, sendo obrigados a frequentar uma vez por semana programas de orientação qualificação, requalificação profissional.