Pular para o conteúdo

Prefeitura recomenda vacinação da população contra febre amarela

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra confirmou que foi encontrado um macaco, da espécie “sagui”, morto nas dependências do Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco”.

O primata, juntamente com os demais de sua espécie, vivia solto junto à vegetação do local. O animal apresentava lesão no tórax, o que pode ter ocasionado sua morte.

O Departamento de Vigilância em Saúde encaminhou amostras dos órgãos internos do primata para serem analisados no Instituto “Adolfo Lutz”, que deverá emitir em 30 dias o laudo esclarecendo a “causa mortis”.

A medida pretende esclarecer se a morte do animal possa ter sido causada pela febre amarela, doença que vem acometendo diversas pessoas no Estado de São Paulo e em outras regiões do país.

Diretor da Vigilância, Maurício Alves da Silva, informou que nas imediações do zoológico já está sendo realizado um trabalho de limpeza e eliminação de criadouros do mosquito “Aedes Aegypti”, que além de transmitir a dengue, o zika vírus e chikungunya também é vetor da febre amarela.

Outra orientação é para que a população procure pelas Unidades de Saúde da Família para se vacinar contra a febre amarela.  Não é necessário tumulto, uma vez que o índice de imunização da comunidade está em 76%, sendo a vacinação recomendada para as pessoas que ainda não se imunizaram.

A Secretaria Municipal da Saúde enfatizou que há doses da vacina suficientes para atender às pessoas que ainda não foram imunizadas.