O desgaste, adquirido na folia, porém, pode ser evitado com dicas simples. A cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, enfatiza a importância da alimentação e hidratação.

No cardápio, alimentos gordurosos e calóricos não devem estar presentes. Segundo a médica, é preciso optar por produtos leves e frescos, principalmente ricos em vitamina C, para garantir que a imunidade não baixe durante e após a diversão.

“É preciso dar preferência a alimentos leves como verduras, legumes, carnes magras e carboidratos. Entre as boas opções estão: frango, peixe, carnes vermelhas sem gordura, melão, uva, brócolis, melancia, alface, cenoura, pães integrais, castanhas com frutas secas e queijo branco ou cottage”, reforça.

Os produtos ácidos também devem ser pouco consumidos neste período. Silvana Vertematti ressalta que essa característica, aliada ao consumo de álcool, comum entre os foliões, pode desencadear irritações no estômago.

O hábito de ingerir bebidas alcoólicas acarreta outro problema: a desidratação. A especialista explica que o álcool inibe os mecanismos antidiuréticos do organismo, daí a importância de se intercalar com o consumo de água.

“A cada cerveja ou drink, deve-se beber, em média, de uma a duas garrafas de 500 ml água. Isso porque o álcool estimula a perda de líquido pela urina, o que pode provocar, além da desidratação, dor muscular e baixa imunidade”, afirma.

Além da alimentação e hidratação, é preciso ficar atento ao preparo físico. A fim de evitar o cansaço e dores musculares, a médica aconselha, aos sedentários, iniciar previamente exercícios de baixa intensidade, como caminhada, alongamentos, e uma rotina de sono que garanta o descanso. Para quem já pratica atividade física, o indicado é manter a rotina.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/ HospitalEV