Pular para o conteúdo

CASTRAR OU NÃO CASTRAR OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?

Apesar dos inúmeros benefícios, a castração de cães e gatos ainda gera muitas dúvidas. O receito entre os tutores, na maioria das vezes, está relacionado à falta de informação, já que o procedimento, quando feito de forma correta e por um profissional capacitado, traz muitos benefícios.

“A castração é um ato de amor e vai muito além de questões reprodutivas”, explica Dr. Jorge Moraes, veterinário e fundador da rede Animal Place. “A cirurgia reduz a transmissão de parasitas como pulgas e carrapatos, diminui doenças e evita tumores -como os das mamas e testículos, além de aumentar significativamente a expectativa de vida do animal”, comenta.

O profissional ainda explica que a cirurgia pode ser feita em cães e gatos, machos e fêmeas, tanto em animais mais jovens como nos mais adultos, independente da raça. “O procedimento deve ser feito após exames pré-operatórios que atestem que o animal pode ser submetido à cirurgia, realizado de maneira correta e por um profissional capacitado”, alerta. Sobre o pós-operatório, Moraes comenta que o tutor deve tomar alguns cuidados como o uso de roupas cirúrgicas ou colar cervical, que evitam que o animal interfira na cicatrização, além de ministrar de forma adequada a medicação.

“O retorno para retirada dos pontos geralmente é feito após sete dias e, caso perceba alguma mudança de comportamento, deve consultar um profissional imediatamente”, finaliza.

Sobre Animal Place

Criada em 1997 pelo veterinário Jorge Morais, a Animal Place é focada em cuidados para animais de estimação. A rede de franquias oferece a integração de serviços de hospital veterinário, centro estético, loja e franquias, com soluções criativas e atraentes para os clientes. Todas as lojas disponibilizam espaços exclusivos para felinos e filhotes, em que os profissionais têm controle de ruídos, stress e baixo risco de contaminação. Mais informações: www.animalplace.com.br