Pular para o conteúdo

ANVISA aprova novo tratamento para asma em crianças

São Paulo, 27 de março de 2018 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, no dia 26 de março, o uso de SPIRIVA® Respimat® (tiotrópio) para uso pediátrico a partir de 6 anos. Assim, o medicamento agora também é indicado para o uso diário e tratamento contínuo da asma moderada a grave em adultos e crianças a partir de seis anos. Aprovado para o tratamento pediátrico nos Estados Unidos em fevereiro deste ano, o medicamento não possui esteroides em sua composição. A Boehringer Ingelheim é uma das farmacêuticas líderes mundiais na área respiratória. A Dra. Thais Melo, diretora médica da BI, ressalta a herança da empresa nessa área: “As doenças respiratórias são um dos nossos principais focos de atuação. Somos empenhados em desenvolver pesquisas para trazer novos tratamentos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes”.

SPIRIVA® chegou ao Brasil em 2003 para o tratamento da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e recebeu indicação para o tratamento da asma grave em adultos em 2015. De acordo com a Dra. Thais, a novidade vem para consolidar o portfólio de medicamentos da Boehringer Ingelheim: “O lançamento da nova indicação do SPIRIVA® Respimat® traz esperança às crianças com asma, por ser um tratamento seguro para os pequenos”, explica a executiva médica.

Sobre SPIRIVA® Respimat®

Em 2003, o tiotrópio foi lançado pela Boehringer Ingelheim, uma das principais farmacêuticas do mundo, para o tratamento dos pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), recebendo indicação para a asma grave em adultos alguns anos depois, em 2015. O medicamento, chamado SPIRIVA® Respimat®, já foi aprovado em mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, o Japão e o Brasil, e é listado pela Iniciativa Global para Asma (GINA) como um dos tratamentos eficazes para a asma, em um relatório de 2015i. O medicamento se mostrou efetivo no tratamento de pacientes que continuavam a apresentar sintomas da doença, como tosse e falta de ar, mesmo com o uso de outros medicamentos. Ele atua na redução dos sintomas e das crises (exacerbações) em pacientes maiores de 6 anos ainda sintomáticos em uso de corticoides inalatórios.

Sobre Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundoii. Essa doença provoca uma redução das vias aéreas, prejudicando a entrada e saída de ar nos pulmões. Seus principais sintomas são falta de ar e chiado no peito. Além disso, os pacientes costumam ter uma sensação de aperto no peito, tosse constante e catarro. O desenvolvimento da asma costuma estar associado a uma causa genética, ou seja, algumas pessoas apresentam uma predisposição a desenvolver a doença. Ela pode ser manifestada em crianças e adultos, durante diferentes fases da vida. Alguns fatores do ambiente podem sensibilizar e irritar as vias aéreas, como: alérgenos internos (ex.: poeira doméstica e pelos de animais), alérgenos externos como pólens e bolores, tabagismo, produtos químicos irritantes no local de trabalho e poluição do ar.

A asma provoca sérios impactos sobre a vida do paciente, tais como insônia, fadiga, diminuição do nível de atividades e falta no trabalho. No caso das crianças, pode provocar faltas na escola e limitação das brincadeiras comuns nessa fase da vida. Quando tratada adequadamente, a doença pode ter seus sintomas controlados – o que confere uma melhor qualidade de vida e nenhum impacto na rotina do paciente.

A Boehringer Ingelheim

Medicamentos inovadores para pessoas e animais têm sido, há mais de 130 anos, o foco da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e até hoje permanece como uma empresa familiar. Dia a dia, cerca de 50.000 funcionários criam valor pela inovação para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de € 15.9 bilhões. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento correspondem a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões).

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil