Pular para o conteúdo

COM HOMENAGEM A PECUARISTAS, RIBEIRÃO RODEO MUSIC TERÁ 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ANTÔNIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE

A importância da pecuária para o desenvolvimento do Brasil será um dos pontos ressaltados durante a cerimônia oficial de abertura do Ribeirão Rodeo Music. O evento tem início neste sábado, dia 21 de abril, no Parque Permanente de Exposições da cidade. A organização da festa anunciou a 1ª edição do Prêmio Antônio Joaquim de Moura Andrade homenageando três personalidades do setor que são referência nacional: Adir do Carmo Leonel, Fabio Cardoso e Maria Tereza Lemos Calil.

“Faz parte da missão do RRM exaltar toda a cultura que envolve a vida sertaneja. Incluindo a pecuária, uma atividade econômica que foi tão importante para o desenvolvimento do interior do país e da nossa região”, explica Matheus Calil, um dos organizadores do evento.

De acordo com dados do IBGE, em 2017, a pecuária representou 14% do PIB Nacional. “Estamos falando de um segmento que gera empregos, que foi responsável por desbravar o interior do país no passado e um dos responsáveis pelo surgimento da prática do rodeio no país”, continua Calil.

O próprio nome do prêmio já é uma homenagem à pecuária, de acordo com a organização do evento. Antonio Joaquim de Moura Andrade, conhecido como o Rei do Gado, foi um dos precursores da pecuária nacional. Nascido em Brotas, o Moura – como era conhecido – começou a vida como escriturário, foi comprador e comerciante de grãos e café, mas sua fama aconteceu de 1930 a 1960, quando foi considerado um dos maiores pecuaristas do país. Foi homenageado na canção “O rei do Gado”, de Teddy Vieira e que ganhou regravações de Tião Carreiro & Pardinho e Tonico & Tinoco.

Os homenageados

Referência na criação de Gado Nelore desde 1960 e eleito um dos mais influentes do agronegócio nacional segundo a Revista Dinheiro Rural, Adir do Carmo Leonel, de Ribeirão Preto/SP, será um dos homenageados. O pecuarista se destaca pelos trabalhos em busca da pureza racial do rebanho seguindo os pilares da precocidade, rusticidade, habilidade materna, padronização, aprumos e linha de dorso perfeita. Com esta combinação, o método de genética “Adir” é considerada uma prática de pecuária sustentável e produtiva que garante a boa linhagem do rebanho. O pecuarista também possui atuação na cidade de Nova Crixás em Goiás.

Seguindo a tradição do pai Domingos Cardoso, Fabio Cardoso é um dos personagens mais importantes na pecuária de corte no regime extensivo. É responsável por grandes ganhos em produtividade num excelente custo benefício. A história de pai e filho iniciou-se em Goiás em regiões que hoje já são bem urbanizadas, mas que antes eram inacessíveis. Fabio Cardoso também será um dos homenageados durante o evento.

Representando as mulheres, Maria Tereza Lemos Costa Calil, natural da cidade de Franca/SP, traz e vive desde pequena a tradição da pecuária. Por influência do pai, Julio Costa que importou da Índia os primeiros animais da raça zebuína Gir, ela é uma das principais referências na criação de gado da raça Gir Leiteiro no país e, possui prêmios inéditos e dois recordes mundiais na produção de Leite com as matrizes Bandeira e Helga.

O evento

Em 2018, o Ribeirão Rodeo Music traz entre as atrações: Alok, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Simone & Simaria, Leonardo, Ludmilla, Cleber & Cauan, Felipe Araujo, Henrique & Juliano, Jefferson Moraes, Matheus & Kauan e JetLag.

Os ingressos estão à venda nos pontos físicos: Chapelaria Garcia (no Mercadão Municipal), estande do evento localizado no Novo Shopping (próximo à Praça de Eventos), loja conceito no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto (Piso Térreo) e site totalacesso.com.

Serviço:
14º Ribeirão Rodeo Music
Datas: 21 de abril | 27 a 30 de abril
Local: Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto – Avenida Orestes Lopes de Camargo s/n, Jardim Jóquei Clube.

Homenageado: Adir do Carmo Leonel

Homenageado: Fábio Cardoso

Homenageada: Maria Tereza Lemos Costa Calil