Pular para o conteúdo

ENTENDA PORQUE SENTIMOS SEDE DEPOIS DE COMER DOCE

Consumir alimentos doces e não sentir sede é uma missão quase que impossível. A explicação para este comportamento, de acordo com a endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Vivian Estefan, está relacionada à tentativa do organismo em equilibrar a concentração de açúcar nos líquidos do corpo.

No processo de digestão, quando o alimento é absorvido pelas paredes do estômago e o açúcar cai na corrente sanguínea, ocorre o aumento da quantidade deste produto no sangue, provocando a sede. Vivian Estefan esclarece que essa reação pode ocorrer de forma mais rápida.

“Quando se trata de alimentos de valor osmótico, que têm uma quantidade elevada de sal ou açúcar, a sensação de sede ocorre já na boca, sem passar pelo processo no estômago”.

Para aliviar o incômodo e retomar o equilíbrio, a melhor solução é beber água. A troca por outras bebidas, como o refrigerante, pode até saciar a sede momentaneamente, mas em longo prazo piora a situação.

“Os refrigerantes têm açúcar ou adoçante em sua composição, e isso interfere novamente no equilíbrio dos fluídos intra e extracelulares, que consiste nos líquidos dentro e fora da célula, fazendo com que o corpo exija ainda mais água”, complementa.

Segundo a endocrinologista, o corpo humano considerado saudável deve ser composto de 60% de água. Para manter essa porcentagem, a recomendação é a ingestão de 2 litros de água por dia. “Além da ingestão de líquidos, as pessoas também conseguem repor a água pelos alimentos, como vegetais, legumes e frutas”, finaliza.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV