Pular para o conteúdo

DICAS DE CUIDADOS PARA OS PETS NO INVERNO

O inverno está chegando e alguns cuidados especiais são necessários na hora de cuidar dos pets. Assim como os humanos, os animais são sensíveis às mudanças bruscas de temperatura, explica Jorge Morais, veterinário e fundador da rede Animal Place.

Para protegê-los nesse período devemos deixá-los em ambientes climatizados ou utilizar alguns acessórios de proteção como casinhas, cobertores, caminhas e roupas. Os cuidados preventivos valem tanto para cães quanto para gatos, levando em consideração as diferenças entre as espécies. Os gatos, porém, normalmente são mais arredios em relação ao uso de roupas.

Embora algumas raças de cães como Husky Siberiano, Samoieda, São Bernardo, Terra Nova e Chow Chow sejam mais adaptados ao clima frio e suportem bem o inverno, é preciso ficar alerta.

As doenças caninas mais comuns nesse período, lembra o veterinário, são viroses como cinomose, parainfluenza, bordetella (tosse dos canis) e rinotraqueite infecciosa.

Os tutores devem ficar atentos a sintomas como tosse, espirros, aumento da temperatura, corrimento ocular e secreção nasal. Na ocorrência de algum desses sinais, devem procurar um veterinário para os devidos cuidados. “A prevenção para essas doenças, além dos cuidados específicos para essa época, pode ser feita com a aplicação de vacinas.

A vacinação deve ser feita principalmente para a gripe nos cães, a tossi dos canis, e a rinotraqueite infecciosa nos felinos”, explica Morais.

A alimentação no inverno também merece atenção. Os pets devem receber uma refeição balanceada para aumentar a resistência. Além disso, é preciso evitar a ingestão de alimentos gelados.