Pular para o conteúdo

GUAÍRA SE QUALIFICA NA 1ª FASE DO PROGRAMA VERDE AZUL

Nesta semana a Secretaria de Estado de Meio Ambiente divulgou a lista dos municípios qualificados na 1ª fase do Programa Município Verde Azul.

Dos 645 municípios do Estado somente 163 conseguiram a qualificação. Para se qualificar, cada município deveria alcançar uma nota mínima de 40 pontos referente ao cumprimento das tarefas referente às 10 diretivas do programa: Esgoto tratado, Resíduos Sólidos, Gestão das Águas, Biodiversidade, Estrutura e Educação Ambiental, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Uso do solo, Conselho Ambiental e Arborização Urbana.

Guaíra alcançou 52,53 pontos.

O Programa Município Verde Azul é uma importante ferramenta que orienta os municípios quanto às ações ambientais em busca de municípios cada vez mais sustentáveis. O bom desempenho no programa demonstra o empenho do município nas questões ambientais.

Criado em 2007, o programa é parâmetro para autoridades direcionarem políticas públicas e consiste na avaliação de dez quesitos, tais como tratamento de esgoto, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental e qualidade do ar.