Pular para o conteúdo

EUCATEX APOSTA EM PROGRAMAS SOCIAIS E DE RECICLAGEM PARA MINIMIZAR IMPACTO NO PLANETA

Com 66 anos de história, a Eucatex é uma das principais empresas a fornecer produtos para os segmentos construção civil e moveleiro do Brasil. A empresa desenvolve produtos de forma estruturada e responsável, a partir de matérias-primas certificadas, e mantém ações que visam o desenvolvimento social e a educação ambiental nas áreas em que atua.

Por isso, a marca foi a primeira, ainda na década de 1950, apensar no conforto ambiental e acústico, a partir da utilização do eucalipto de reflorestamento como matéria-prima de seus produtos, e desde 1996 possui o reconhecimento internacional do selo FSC® para suas florestas (código de licença FSC-C005495), que assegura a origem da madeira, o manejo adequado de florestas plantadas e a responsabilidade na conservação dos recursos naturais.

Mas a Eucatex entende que cuidar da origem da madeira é apenas um pequeno passo dentro de uma cadeia de responsabilidades da empresa em relação ao meio ambiente e à comunidade em seu entorno. Esta preocupação resultou em uma série de iniciativas que visam promover a preservação da natureza, como a criação, em 1999, do PEA (Programa de Educação Ambiental) intitulado como Casa da Natureza, que busca disseminar práticas sustentáveis e a conscientização por meio da educação, principalmente das crianças.

Ações socioambientais

Com sede em Bofete, no interior de São Paulo, o programa PEA – Casa da Natureza recebe estudantes provenientes das redes municipais e estaduais do município. Desde sua inauguração já atendeu mais de 27 mil crianças com idades entre 10 e 12 anos, disseminando informações sobre a preservação do meio ambiente, a importância do manejo responsável das florestas plantadas, além de promover o crescimento e integração social nas comunidades e regiões onde está inserida.

As atividades consistem em propor contato com a natureza, por meio de uma experiência sensorial, em que o visitante tem a oportunidade de se desligar de aparatos tecnológicos, para uma imersão na paisagem e nos sons da natureza, recebendo informações sobre a composição geológica, fauna, flora, biomas e recursos hídricos.

Já na cidade de Salto, os participantes do PEA são recebidos no Parque de Lavras. A programação inclui atividades lúdicas e educativas, caminhada pela Trilha Ecológica do parque, orientações sobre arborização urbana, seus benefícios para a sociedade e os cuidados a serem tomados para sua manutenção e preservação. É abordado ainda o plantio de recuperação que é feito em áreas degradadas. O Rio Tietê, seu valor histórico para a cidade e a importância de sua recuperação e preservação são assuntos importantes da visita.

Outro programa de destaque da Eucatex é o Monitoramento da Fauna e Flora, que acompanha o desenvolvimento de espécies nas fazendas que pertencem à empresa, plantios e áreas de conservação, com o objetivo de catalogar as espécies presentes na unidade de manejo de florestas plantadas, para acompanhar o nível da biodiversidade da área e garantir que a realização de atividade comercial não cause o afugentamento de animais e promova a conservação do estado natural do local.

Este monitoramento de flora tem como função avaliar as áreas de conservação, que influenciam diretamente no aumento da presença de espécies bioindicadoras de fauna, ou seja, quanto mais bem estabelecida uma floresta nativa, maior sua capacidade de oferecer recursos para a chegada e estabelecimento de espécies raras ou favorecer o retorno de espécies nativas à área.

Para se ter uma noção da importância deste trabalho, nas áreas monitoradas pela Eucatex já foram avistadas espécies de fauna como Anta, Arapaçu rajado, Jaguatirica, Tamanduá-bandeira, animais “ameaçados” ou em situação “vulnerável a extinção”. Esse trabalho pode ser acompanhado por meio do Sumário Público, bem como escolas, universidades e ONG’s podem realizar visitas agendadas para conhecer mais de perto esta atuação.

Reciclagem e pioneirismo

A Eucatex entende que a maneira mais responsável de lidar com sua matéria-prima é utilizar o máximo daquele insumo, a fim de minimizar o descarte de resíduos na natureza. Desta forma, foi pioneira na América Latina ao implantar, em Salto (SP) no ano de 2008, aprimeira Linha de Reciclagem de Madeira em escala industrial e, concomitantemente, o Programa de Reciclagem de Madeira.

O Programa, além de utilizar todo o resíduo proveniente da fabricação dos pisos laminados e painéis da marca, reaproveita toda a madeira coletada de empresas e de outras fontes localizadas num raio de até 100 kmde Salto, o que resulta num volume que chega a540.000 m³ por ano e equivale a 216 mil árvores que deixam de ser cortadas nas fazendas da Eucatex.

Essa captação, de responsabilidade da própria Eucatex, consiste em aproveitar todo tipo de resíduo oriundo de embalagens, paletts, pontaletes, retalhos de móveis, material de construção civil e madeiras diversas, que são transformados em cavaco, obtendo-se a biomassa que alimenta as caldeiras de suas fábricas, gerando a energia necessária para o processo produtivo. Toda essa madeira é 100% consumida na própria Eucatex, que não comercializa esta biomassa para terceiros.

O Programa recebe constantes melhorias, com o objetivo de assegurar um atendimento ainda mais eficiente ao mercado, a Eucatex deixou de utilizar o processo terceirizado e investiu recentemente em frota própria, com caminhões com implementos e profissionais próprios para a captação de todo o material reciclado.

Como primeira a voltar sua atenção para o tratamento da madeira de forma adequada, a Eucatex reforça seu compromisso com o desenvolvimento de forma equilibrada e sustentável a cada dia, emitindo mensalmente uma Carta de Anuência sobre a destinação correta da madeira.

A empresa também mantém em seu radar outras iniciativas que possam contribuir para preservar o planeta. Mais informações estão disponíveis no www.eucatex.com.br.