Pular para o conteúdo

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA FAZER UMA INSPEÇÃO ROTINEIRA NO PARQUINHO QUE VOCÊ FREQUENTA

Peças soltas, farpas e partes quebradas; veja alguns pontos importantes para se observar e garantir a segurança das crianças nesses ambientes

Em julho, a Criança Segura e o portal Papo de Mãe lançaram a campanha “Quero meu parquinho seguro”, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para pedir mais segurança nos parquinhos de todo o país. Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

A ação pretende dar visibilidade à Norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 16071, que apresenta diversas especificações que devem ser seguidas na construção dos brinquedos, planejamento dos espaços e manutenção dos parquinhos para evitar que as crianças se machuquem ao brincar.

Para ajudar os responsáveis pelos pequenos a verificar se o local que frequentam é seguro, a Criança Segura separou algumas dicas para uma inspeção rotineira do ambiente:

– Verifique se a estrutura não tem trincas, deformação, afrouxamento ou rompimento.

– Observe o acabamento, se há falta de revestimento, ferrugem, corrosão, lascas, etc.

– Veja como está o estado dos componentes consumíveis. Há peças ausentes, deformadas, rompidas, ganchos gastos ou abertos?

– Examine as quinas dos brinquedos. Existem protuberâncias, pontas agudas ou cantos afiados?

– Note se as barras, corrimãos ou barreiras estão vergados, rompidos ou afrouxados.

– Analise se as partes móveis estão com rolamentos gastos, se falta lubrificação ou há emperramento ou barulho excessivo.

– Certifique-se que os pisos, degraus e apoios de pé não tenham partes faltando, quebradas ou com falta de superfície antiderrapante.

– Observe se os assentos dos balanços estão danificados ou com peças sem firmeza.

– Veja se bueiros, buracos e canais próximos ao local do parquinho estão bloqueados.

Caso você observe alguma situação que possa representar perigo para as crianças, entre em contato com o responsável pelo parquinho ou com a prefeitura da sua cidade.