Pular para o conteúdo

GUAÍRA: BAIRROS RECEBERÃO OFICINAS CULTURAIS

Na tarde de quinta-feira, 26, o prefeito Renato Moreira se reuniu com o Diretor de Cultura, Sidnei Ferreira dos Santos, o presidente da Associação Cultural “Águas Correntes”, professor Daniel Penasforte, e os professores das oficinas culturais que estão retornando à atividade no município para definir a forma como o projeto será implantado.

Renato defende a teoria da descentralização das atividades, levando os cursos para os bairros e assim fazendo com que as aulas aconteçam próximas as casas dos alunos, que são em sua grande maioria, crianças e adolescentes.

Os professores apoiaram a idéia, mas cobraram por parte da administração, boas condições para que possam desempenhar suas atividades, como salas e equipamentos adequados. Renato se comprometeu a estar visitando junto com os professores os próprios públicos, centros comunitários e outros próprios públicos para ver o que é necessário para que os mesmos possam estar abrigando estas atividades.

“Foi muito importante a presença do prefeito Renato Moreira neste encontro, pois podemos falar de nossas dificuldades e ele também pode propor seus objetivos para área cultural do município. Precisávamos desta atenção por parte do poder público e vamos nos esforçar para oferecer o melhor trabalho para nossos alunos”,disse Daniel Penasforte.

As oficinas oferecerão cursos de percussão, contra baixo, bateria, violão clássico, canto popular, desenho, fotografia, artesanato, pintura em tecido, danças urbanas, dança do ventre, teatro, balé clássico, jazz contemporâneo e a novidade para este ano que é a dança de salão para casais.

Como por falta de contrato, as oficinas foram suspensas no começo do ano, nesta primeira fase serão chamados os interessados que já haviam feito suas inscrições e estão na fila de espera. Novas inscrições podem ser feitas, na Casa de Cultura, mas os interessados serão chamados conforme forem abrindo novas vagas.

O Diretor de Cultura, Sidnei Ferreira dos Santos, falou do apoio dado pela administração à cultura em Guaíra. “Recentemente tivemos o ECAL, onde nossos artistas puderam expor seus trabalhos e mostrar todo o seu talento. Estas oficinas também são de extrema importância, pois irá valorizar nossos artistas e vamos criar condições e eventos para que eles possam estar mostrando o que aprenderam e assim atraindo novos alunos para os projetos. Desta forma estamos fomentando o seguimento cultural do município”, disse Sidnei Ferreira.

Renato Moreira enfatizou a importância das oficinas na formação social das pessoas. “O município tem que dar as ferramentas para que o jovem, enfim o cidadão tenha acesso a todo tipo de cultura e informação, pois além de desenvolver o talento natural de cada um, a arte também contribui na formação social do indivíduo. Queremos levar estas oficinas para os bairros, para perto dos alunos, de suas casas e assim preencher o tempo destas crianças e jovens com projetos de qualidade”, disse o chefe do executivo.

Moreira também fez questão de frisar que todas as ações que estão sendo implementadas neste momento pela administração municipal, foram definidas juntamente com o prefeito licenciado José Eduardo Coscrato Lelis.