Pular para o conteúdo

PAIS ATUAM COMO FREELANCERS PARA PASSAR MAIS TEMPO COM OS FILHOS

Workana aponta que atividade freelance cresceu 80% em 2017 e que cerca de 40% dos usuários têm filhos

Agosto de 2018 – Trabalhar de casa costuma ser uma opção vantajosa para pais profissionais que, no Brasil, têm apenas 5 dias de licença paternidade – em sua maioria – e buscam uma boa alternativa para ficar mais tempo com a família, sendo uma delas iniciar uma atividade como freelancer. De acordo com a Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, a atividade cresceu 80% em 2017 e 40% dos freelancers cadastrados no Brasil têm filhos.

Um deles é Alessandro Sales, de 33 anos, pai do Allan, de seis anos, e Full Stack Developer que atua como freelancer há um ano. Ele conta que, hoje, fazendo home office em tempo integral, conseguiu uma estrutura para ter mais qualidade de vida e ficar mais tempo com a família. “Estou fazendo muitas coisas que não eram possíveis, como tomar café da manhã com minha família, ter intervalos com eles e nos horários que eu realizava trabalhos extras, agora eu tenho tempo para a família”, comenta Allan.

Segundo o levantamento da Workana, 10% dos pais contam com ajuda externa para cuidar dos filhos. Os demais cuidam por conta própria ou com a ajuda de seu cônjuge. Dentro desse parâmetro, de 40% dos pais freelancers, 85% são full-time.

“Cada vez mais temos pais que sentem a necessidade de cuidar dos filhos e dividir igualmente as tarefas com a mulher. Isso se alia à busca dos profissionais pela harmonia entre vida profissional e pessoal e tem um efeito muito positivo, já que um pai que participa mais em casa proporciona mais liberdade para que a mãe também siga com sua carreira profissional”, aponta Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana.

“Antes de iniciar a jornada home office conversei com minha esposa para que ela me ajudasse a adaptar com a nova rotina, afinal, todos precisam compreender que eu estou em casa para trabalhar. Mas ao final do dia estou livre para estar com minha família e eles sentem essa diferença, hoje somos mais unidos”, explica Sales.

Além do tempo a mais com a família, ser freelancer full-time proporciona ao desenvolvedor poder estudar novas tecnologias ou outros idiomas. “Antes eu visualizava a atividade freelancer como algo muito interessante, mas muito distante, pois eu não me sentia seguro para buscar projetos. Hoje a Workana me possibilitou não apenas tornar isso possível, mas também conseguir resultados financeiros que possibilitaram mudar minha qualidade de vida”, finaliza.

A Workana tem à disposição profissionais de toda a América Latina para desenvolver projetos das mais variadas categorias, além de oferecer oportunidades para profissionais freelancers. Para encontrar, basta acessar o site www.workana.com.

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 1 milhão de freelancers cadastrados.