Pular para o conteúdo

VINTE COMITIVAS PARTICIPAM DO CONCURSO QUEIMA DO ALHO DA FESTA DO PEÃO DE BARRETOS

Disputa gastronômica acontece no primeiro domingo do evento, dia 19 de agosto. Vence quem apresentar o prato mais saboroso e que tenha sido preparado de acordo com a tradição boiadeira

Concurso gastronômico reunirá 20 comitivas de diversas regiões do país (Foto: André Monteiro)

Enquanto competidores buscam seus dias de glória na arena da 63ª Festa do Peão de Barretos, comitivas de todo o país promovem a disputa mais saborosa do maior rodeio da América Latina: o Concurso Queima do Alho. São 20 representantes de diferentes regiões do país que carregam para Barretos suas histórias, tradição e aquele tempero especial que faz toda diferença no momento da escolha dos jurados.

Este ano a competição acontecerá no primeiro domingo da Festa, dia 19 de agosto, a partir do meio-dia e além de convidados os interessados em acompanhar a disputa poderão adquirir adesões que custam R$ 40,00 e dão direito a consumação livre (exceto bebidas).

Os ingressos serão vendidos na entrada do Ponto de Pouso, local dentro do Parque do Peão onde acontece o Concurso.

Participarão as seguintes comitivas:

– Francisco Sales de São Paulo/SP

– Água do Peão de São José do Rio Preto/SP

– Nossa Senhora Aparecida de Barretos/SP

– Carreadô do Rio Bandeirantes de Jaguapitã/PR

– Antônio Angelo de Barretos/SP

– Molina de Franca/SP

– União de Mirassol/SP

– Água Doce de Icem/SP

– Campo Verde de Campina Verde/MG

– Devotos de Tião Carreiro de Riolândia/SP

– Anésio Garcia de Barretos/SP

– Viajando por Mato Grosso de Cuiabá/MT

– São Jorge de Alexania/GO

– Anzolão de Nova Crixa/GO

– Direito de Viver de Pindorama/SP

– Fogão de Lenha de Araçatuba/SP

– Mágoa de Boiadeiro de Divinópolis/MG

– Pau do Fuxico II de Ribeirão Preto/SP

– Só Moares de Rio Verde/GO

– Boa Sorte de Ubirajara/SP

Segundo o coordenador da Queima do Alho, João Paulo Martins, o Concurso reúne as melhores comitivas do Brasil. “Todas as participantes foram classificadas através de outras disputas que aconteceram durante o ano, então estarão em Barretos somente aquelas que já venceram em suas regiões e que certamente trarão para o evento os mais saborosos pratos”, afirmou.

O cardápio da Queima do Alho é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco na chapa, tudo preparado usando as tralhas que eram utilizadas pelos peões de boiadeiro, criadores do prato no século passado, e cozidas no fogo de chão.

A 63ª Festa do Peão de Barretos acontece de 16 a 26 de agosto. Programação completa e venda de ingressos estão disponíveis no site www.independentes.com.br