Pular para o conteúdo

COMO O ÔMEGA 3 DHA ATUA NO CONTROLE DO PARKINSON?

Estudos recentes apontam o poder anti-inflamatório e desintoxicante do ácido graxo como fator protetor contra o avanço da doença. Consultora da Biobalance, Dra. Maria Inês Harris, comenta os resultados das pesquisas.

O Parkinson é uma desordem neurodegenerativa causada por fatores físicos, ambientais e genéticos e caracterizada pela morte celular de neurônios produtores de dopamina, hormônio responsável pelo envio de comandos do cérebro para os músculos. Embora ainda não tenha cura, a enfermidade pode ser controlada por meio de tratamentos que visam amenizar os sintomas, retardar o avanço do quadro e, dessa forma, oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.

É também por conta desse prognóstico que os cientistas não abandonam o estudo da patologia e, a cada ano, surgem novas pesquisas com resultados animadores relacionados a recursos terapêuticos para a estabilização dos sinais clínicos.

Entre os estudos sobre fatores que diminuem os riscos de doenças neurodegenerativas, especialmente o Parkinson, vários atestam relação entre os níveis do ácido graxo ômega 3 DHA (docosaexaenoico) e a prevenção dessas enfermidades. Evidências mostram que a ingestão do nutriente em doses adequadas pode reduzir as chances de desenvolvimento da doença, bem como de retardar os sintomas. “Pessoas com desordens neurodegenerativas apresentam deficiências em ácidos graxos poli-insaturados. A suplementação com DHA pode oferecer proteção aos neurônios dopaminérgicos contra a morte celular induzida por neurotoxinas”, afirma a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica da Biobalance.

Por sua ação anti-inflamatória, o DHA previne a degeneração das células dos neurônios, induzida por substâncias neurotóxicas e, por consequência, o avanço dos sintomas do Parkinson. Dessa forma, em uma análise verificou-se que o pré-tratamento com o ácido graxo pode proteger os neurônios dopaminérgicos contra a morte celular induzida por uma neurotoxina.

Outro estudo, também realizado com camundongos, mostrou que o DHA também é capaz de reduzir o estresse oxidativo no cérebro causado pelo Parkinson e ainda prevenir disfunções motoras e gastrointestinais induzidas pelas neurotoxinas. “Os estudos têm confirmado o efeito antioxidante do ômega 3 para o sistema nervoso e também sugerem que uma clara comunicação entre o cérebro e os outros órgãos, como o intestino, seria uma das vias principais de chegada de substâncias tóxicas aos neurônios”, explica a Dra. Harris. “As investigações levam à conclusão de que a intervenção na dieta, inclusive pelo uso de suplementos de ômega 3, pode colaborar para a amenização dos sintomas em pacientes Parkinsonianos”, completa a especialista.

OmegaPURE e OmegaPURE DHA são os suplementos com a maior concentração e alta pureza de ácidos graxos ômega 3 já registrados no Brasil. Além do teor superior a 90%, a linha OmegaPURE apresenta zero colesterol, zero gorduras saturadas e zero gorduras monoinsaturadas. A tecnologia gastrorresistente, aplicada à menor cápsula do mercado, assegura um maior conforto gástrico, porque impede refluxo com odor de peixe – uma queixa bastante comum de quem consome ômega 3 em cápsulas convencionais. As cápsulas de tamanho reduzido são de fácil deglutição, permitindo seu consumo de forma confortável também por crianças e idosos.

Sobre a Biobalance Natural Immune Support – A linha Biobalance visa promover saúde e bem-estar, através de produtos inovadores, naturais e de alta qualidade, que tenham por finalidade estimular as defesas naturais e o equilíbrio fisiológico do corpo humano. Suas linhas, encontradas nas grandes redes de farmácias, abarcam OmegaPURE® e OmegaPURE DHA® que têm a maior concentração de ômega-3 na menor cápsula do mercado, e EctoPURE®, cremes calmantes de uso tópico que auxiliam na redução de processos inflamatórios da pele, sem o uso de corticoides. Para saber mais acesse o siteFB e Instagram. SAC: sac@biobalance-nutraceuticals.com ou 0800-771-8438.