Pular para o conteúdo

O QUE É E POR QUE USAR O GITHUB

Se você não tem profundos conhecimentos sobre códigos de programação, não se preocupe se nunca ouviu falar no Github, pois esse serviço faz parte do cotidiano de programadores.

Por isso, para compreender melhor o que é e os motivos para utilizar o Github, é preciso antes saber um pouco sobre os Controles de Versão.

E se você deseja um ótimo tutorial para criar seu site, ​clique aqui​.

Sistemas de Controles de Versão

Esses controles são elementos fundamentais para quem atua com programação e linguagem de códigos, pois eles possuem várias funcionalidades que irão auxiliar o trabalho do programador.

Os Sistemas de Controle de Versão, que também podem ser chamados pela sigla de SCV, possuem a função de gerenciar as alterações de arquivos.

Esses arquivos podem ser de qualquer tipo, como, por exemplo, imagens, documentos e também o código fonte de um determinado programa.

Vale salientar que aqui, administrar uma alteração em arquivos é o mesmo que alertar a respeito de alguma mudança neles. Sendo assim, um Sistema de Controles de Versão avisa como foi, qual foi e quem efetuou tal alteração.

As vantagens de utilizar um SCV são várias. Entre elas estão a obtenção de mais segurança para os arquivos, bem como mais organização.

Por meio dos Sistemas de Controle de Versão o programador tem a possibilidade de reverter alterações, até mesmo saber quem introduziu algum elemento que danificou o arquivo.

Hoje em dia, quem atua na área de desenvolvimento de softwares e programação pode contar com alguns SCVs bem úteis. Entre eles estão o Mercurial e o SVN.

O Git é um desses Sistemas de Controle de Versão que cada vez mais se torna um dos mais utilizados entre os profissionais da área.

Mas e onde entra o Github nessa história toda?

Conheça as características do Github

O Github consiste em um serviço online, praticamente uma espécie de rede social para desenvolvedores e programadores de softwares.

Assim como uma hospedagem de sites, é possível afirmar que ele atua como serviço de hospedagem dos diretórios do Git. Entendeu a razão para os usuários do Git verem tantas vantagens nesse serviço conhecido como Github?

Entre as vantagens que o Github oferece, convém citar listas de seguidores, dicas de usabilidade e até mesmo gráficos que indicam como está o andamento do trabalho dos outros programadores.

Ele também proporciona algumas vantagens extra relacionadas ao Git e que são grátis. Porém, há também planos pagos com benefícios a mais.

Outra característica dele é a possibilidade de hospedagem de projetos em nuvem, o que oferece várias vantagens de acessibilidade para o trabalho de programação.

Trabalhando com o Github

Fundado no ano de 2008, não demorou muito para o Github se tornar bastante popular na comunidade de programadores de software.

Para poder trabalhar com o Github, incialmente você deve efetuar a instalação do Git em seu computador. A instalação é fácil e rápida.

Já para acessar o Github, não é necessário instalar nenhum software. O único procedimento é criar uma conta nele, nos mesmos moldes de uma rede social.

Com o Github devidamente instalado, você já tem condições de atuar nele, criando repositórios que podem conter pastas, imagens e arquivos, enfim, tudo o que o seu projeto precisa.

É interessante destacar que ao colocar o seu repositório no Github em modo público, você possibilita que outros usuários que também acessam o Github possam ver os seus projetos.

Nesse caso, os usuários podem acrescentar e alterar elementos dos seus projetos. Você também tem a possibilidade de fazer isso para projetos de outros usuários que também estão em modo público.

Além disso, se o seu repositório estiver em modo público, os outros usuários podem efetuar o download dos seus projetos, porém conseguirão modificar os seus arquivos apenas com a sua permissão.

Benefícios do Github para programadores

Essa “rede social de programadores” é tão difundida entre os profissionais da área que algumas empresas não analisam mais o currículo dos seus candidatos, mas procuram os seus dados no Github.

Além disso, por meio dele é possível planejar e desenvolver projetos inovadores e ainda incluir participantes. Conheça mais algumas das vantagens oferecidas por ele:

Compartilhar projetos

Esse é um dos principais benefícios do Github e é também uma das razões para o seu êxito.

Afinal, essa troca de ideias proporciona um maior aprendizado para quem se interessa por programação.

Acesso ao Git

O Github conta com integração completa com o Git, uma dos Sistemas de Controle de Versão mais utilizados hoje em dia. Isso facilita muito a sua capacidade de gerenciamento.

Ele também pode ser integrado com outras ferramentas úteis. O CircleCI, o Atom, o Cloud9 e o Glitter são apenas alguns deles.

Planos

Ele é um serviço gratuito, mas as suas versões pagas apresentam planos vantajosos e com alguns recursos especiais.

Conclusão

E aí? Você já conhecia o Github? Já conhecia o potencial dessa plataforma e o quanto ela pode ajudar os programadores e desenvolvedores web?

Já imaginou que além da hospedagem de sites, também existe uma ferramenta para hospedagem de códigos-fonte? Esse é o famoso Github!