Pular para o conteúdo

BRONZE DE VERÃO: HÁ FORMAS SEGURAS DE USAR BRONZEADOR?

Com o objetivo de garantir a pele bronzeada durante o verão, algumas pessoas recorrem ao famoso bronzeador para conquistar o efeito. O resultado após a exposição solar pode até ser satisfatório, mas é saudável? A dermatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Márcia Grieco, responde as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

1. Bronzeador com proteção solar é recomendado?

Não. O uso do produto com ou sem proteção é contraindicado, de acordo com a médica, por ocasionar fotodano, ou seja, lesão na pele. Segundo ela, quando há fator de proteção é um número mínimo, o que não é capaz de exercer a função de escudo contra os raios solares.

2. Combinar o uso do bronzeador com protetor solar é seguro?

O truque é ineficaz. Márcia Grieco explica que misturar os dois itens é uma ação contraditória, já que um tem a função de “queimar” a pele, e o outro de protegê-la. A médica ressalta que a técnica apenas vai anular o efeito desses produtos.

3. Passar o bronzeador no rosto é perigoso?

O rosto nunca deve tomar sol, portanto, jamais receber bronzeador. Além de ser oleoso, podendo propiciar o aparecimento de espinhas e cravos, o cosmético vai queimar a pele produzindo manchas como melasma e sardas, sem falar no envelhecimento precoce da pele.

4. Fórmulas caseiras são mais eficientes?

Não. O alerta é maior quando se trata de bronzeadores caseiros, de acordo com a dermatologista. Essas fórmulas podem causar queimaduras sérias a pele.

5. Quais as dicas para aproveitar o verão de forma saudável?

Para aproveitar o verão de forma saudável, é importante tomar sol até às 10h ou após às 16h, como sugere a dermatologista. Outras dicas são: usar protetor com FPS 30 ou mais, reaplicando de 2 em 2 horas, usar boné, óculos, chapéu e roupas com FPS 50 sobretudo nas crianças, beber muita água e hidratar a pele após o banho.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV