Pular para o conteúdo

DENGUE MATA E VOCÊ PRECISA ENTRAR NA LUTA CONTRA A DOENÇA

Muita atenção, morador de Guaíra. A situação da Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes  aegypti exige seriedade e comprometimento de toda a população. Não só a Dengue, mas também as doenças Zika e Chikungunya são muito perigosas, pois podem levar à morte ou deixar sequelas graves (como microcefalia nos bebês de mulheres que adoecem por Zika durante a gestação, e artrites crônicas deformantes nas pessoas que se infectam com o vírus Chikungunya).

Todos nós podemos ser vítimas, a qualquer momento, mas as pessoas com maior vulnerabilidade, como gestantes, crianças e idosos, são os que correm mais risco de quadros graves ou morte. Além disso, com o calor excessivo, pode aumentar o risco de epidemia. Em Guaíra, já são 22 casos confirmados. Três pessoas já morreram em São Joaquim da Barra e Barretos está com duas mortes suspeitas.

Todos os setores da Prefeitura  estão trabalhando e reforçando  o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, em Guaira, mas  é necessário a  colaboração de todos os munícipes para evitar sua proliferação.

Além de combater a Dengue, a Zika e a Chikungunya, é preciso evitar que novos vírus se instalem. Estas doenças fazem parte de um grupo chamado de arboviroses, que são doenças transmitidas por artropodes, em geral mosquitos, antes originários de matas e agora adaptados ao meio urbano. Nas cidades, as fêmeas dos mosquitos se adaptaram ao interior das casas e também aos quintais, utilizando recipientes artificiais para colocarem seus ovos.

Munícipe guairense,  existe a necessidade de  vistoriar toda semana a sua casa, principalmente seu quintal e varanda, para eliminar esses possíveis criadouros. Reserve pelo menos 10 minutos da semana para procurar pontos de acúmulo de água nas casas e eliminar esses focos. Para combater o mosquito é necessário eliminar os criadouros, impedindo que sirvam para a proliferação do mosquito.

Os locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos e que devem ser checados são: piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, pneus e lonas.

A Prefeitura também recomenda que os moradores coloquem areia nos pratinhos de planta; mantenham garrafas sempre viradas para baixo; guardem pneus em locais cobertos; joguem no lixo todo objeto que possa acumular água parada e verifiquem se a caixa d’água está bem fechada.

Durante a semana, os agentes de combate a vetores têm realizado visitas casa a casa em todos os bairros, dando prioridade àquelas situadas em regiões onde há mais incidência de casos da doença. Também são realizadas vistorias em pontos estratégicos (onde há grande quantidade de possíveis criadouros) e em imóveis especiais (locais onde há grande circulação de pessoas). Quando é detectado um caso suspeito de dengue, a Prefeitura realiza a atividade de bloqueio de controle de criadouros, efetuando uma busca ativa na região onde ocorreu o caso.

Os agentes também promovem um trabalho de educação e conscientização da população com orientação aos moradores e distribuição de material impresso.

Atenção!
É muito importante que os moradores, após verificarem a identificação dos funcionários da Prefeitura, permitam a entrada dos agentes em seus imóveis para vistoria e orientação, ressaltando que serão observados apenas os possíveis criadouros.

www.guaira.sp.gov.br