Pular para o conteúdo

PALAVRA DE ESPECIALISTA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE HÉRNIA DE DISCO E BICO DE PAPAGAIO?

Você sabe o que é o bico de papagaio? E hérnia de disco? Sabe o que diferencia um problema do outro? Segundo o médico ortopedista e subespecialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva da Clínica Ortosul, o bico de papagaio nada mais é que um desgaste na coluna. Já a hérnia de disco envolve o disco entre as vértebras. O profissional explica cada uma das disfunções.

“Existe na coluna um disco que funciona como um amortecedor e dentro dele há um gel. A partir do momento que esse gel entra no canal vertebral, acaba se formando a hérnia de disco”, pondera o especialista. Ele complementa que o osteófitos, mais conhecido por bico de papagaio, é relacionado à artrose, sendo um desgaste na coluna.

Conforme o médico, o diagnóstico de ambos é feito por exames de imagens. “Na ressonância é possível ver a hérnia de disco, o tamanho dela e se está comprimindo algum nervo. Para o bico de papagaio, a radiografia e a tomografia já conseguem delimitar bem a estrutura óssea desgastada”, comenta Dr Rodrigo.

Há sintomas?
De acordo com o ortopedista, os indícios são diferentes, mas há formas de identificar. Ele esclarece que o bico de papagaio geralmente aparece com dores lombares, relacionadas ao movimento e ao esforço. Já a hérnia de disco pode surgir com dores de dois tipos. “Esse paciente geralmente reclama de dor na perna ou no pé, popularmente chamada de dor ciática”, exemplifica.

Há como prevenir?
Além de uma alimentação mais saudável, é importante fazer sempre atividade física regular, com orientação de um profissional habilitado. “É necessário um cuidado redobrado com a forma como você se senta e carrega peso, além de manter uma boa postura e uma musculatura forte e bem trabalhada”, finaliza o médico ortopedista Rodrigo Souza Lima.