Pular para o conteúdo

GUAÍRA TEM 1ª MORTE SUSPEITA DE DENGUE

Na tarde de sexta-feira, dia 1º fevereiro um homem de 44 anos foi atendido no Pronto Socorro de Guaíra com sintomas similares aos da dengue. Devido a gravidade do quadro, o paciente foi encaminhado para o hospital de referência da região, Santa Casa de Barretos. Antes da transferência foi colhida amostra de sangue para análise de diversas patologias, entre estas dengue.

O paciente foi a óbito em Barretos, no mesmo dia. E, nesta semana a Vigilância Epidemiológica do Município informou que o teste para dengue deu positivo.

Um segundo paciente guairense está internado na UTI da Santa Casa de Barretos com quadro que também indica dengue.

Agora os setores de Saúde do Município e Estado investigam para estabelecer a exatas causas da morte do primeiro paciente e agravamento no quadro do segundo paciente. Se a dengue foi a principal, outra agravante e se eles possuíam outras doenças crônicas, que combinadas à arbovirose culminam em maior taxa de letalidade da patologia.

Há que se ressaltar que o paciente, só procurou o atendimento médico na sexta-feira, dia 1º,  e, na região onde ele residia, Jardim Alegria, na divisa com os bairros Portal do Lago e Morada do Sol já havia o registro de casos positivos.

Com a confirmação de casos a Unidade de Controle de Vetores já executou os procedimentos preventivos naquela região, como a visita de casa em casa para verificação e eliminação de criadouros e nebulização de bloqueio.

Na região em questão, no próximo sábado, dia 9, a Prefeitura, com os agentes de combate a dengue, deve realizar arrastão de limpeza focando nos bairros Jardim Alegria e Bom Jesus.

NÚMEROS

Até o dia 5 de fevereiro de 2019, o município de Guaíra tinha: 145 notificações de dengue, sendo 29 casos positivos, 55 negativos e outros 61 aguardando resultado de exames.

O falecimento de um paciente com suspeita de dengue reforça ainda mais a necessidade de toda população engajar no combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti, que além de dengue, é vetor da zika e chikungunya, e no meio urbano, é também transmissor da febre amarela.

Muitas vezes os munícipes negam a entrada dos agentes em suas casas, seja para nebulização ou para verificação. Uma ação que demonstra falta de respeito a própria, e, a vida das outras pessoas, uma vez que o mosquito não respeita muros ou cercas. Criado em quintais descuidados pode infectar os vizinhos, que fazem sua parte e mantém suas propriedades livres de criadouros.

SINTOMAS

A orientação é para nos primeiros indícios da doença os pacientes procurem atendimento médico urgente, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com outras patologias como resfriado.

Os sintomas da dengue são:

– Febre alta com início súbito

– Forte dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos

– Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

– Cansaço

– Moleza e dor no corpo

– Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

– Tontura

 -Perda de apetite e paladar.