Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE GUAÍRA MANTÉM AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

Ações de combate à dengue estão sendo realizadas constantemente pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica. E, dando continuidade a esse trabalho, com visita casa a casa em todos os bairros, com  prioridade àquelas situadas em regiões onde há mais incidência de casos da doença.

Também são realizadas vistorias em pontos estratégicos (onde há grande quantidade de possíveis criadouros) e em imóveis especiais (locais onde há grande circulação de pessoas). Quando é detectado um caso suspeito de dengue, a Prefeitura realiza a atividade de bloqueio de controle de criadouros, efetuando uma busca ativa na região onde ocorreu o caso.Até a data de 26 de fevereiro 76 casos positivos de Dengue foram confirmados.

No final de semana, houve intensificação de ações contra a Dengue  com o mutirão que ocorreu nos bairros Palmares, Centro e Jardim Alegria. No próximo final de semana, mesmo com o Carnaval, as ações continuam.

A Vigilância Epidemiológica reforça a necessidade de a população ficar atenta, com aumento das chuvas e o calor intenso  o número de larvas tem aumentado .Toda  a população deve cuidar  dos seus quintais não deixando vasilhas que acumulem água e se tornem possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor não só do vírus do dengue, mas  também do zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Caso o munícipe apresente sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros, deve procurar imediatamente o Posto de Saúde do seu bairro ou diretamente o Pronto Atendimento Municipal, para tratamento e confirmação do caso.