Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE GUAÍRA FAZ CONVÊNIO PARA ATENDIMENTOS DE SAÚDE NA APAE

A Prefeitura, tendo como gestora a Secretaria Municipal de Saúde, assinou convênio com a Apae para atendimento, pelo sistema SUS, para financiar a fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O público alvo é constituído de crianças de até 5 anos.

Com investimento de R$ 70.689,60 a municipalidade fará repasses mensais dando aporte necessário para que Apae possa atender os pacientes nestas especialidades durante um ano.

O presidente da Apae, Renato da Silva dos Santos considera o convênio firmado com a Saúde Municipal imprescindível para o bom atendimento que a Apae de Guaíra presta aos seus atendidos. “Trata-se de um convênio inédito. Com esta parceria estaremos disponibilizando, via SUS, gratuitamente estas especialidades na Apae. Temos que agradecer a Prefeitura por tornar possível esta conquista para nossas crianças”.

De acordo com os dados do IBGE (2010), há 490 pessoas com deficiência intelectual vivendo no município de Guaíra. Atualmente, o Sistema Único de Saúde – SUS não oferecia nenhum tipo de serviço médico-assistencial voltado ao atendimento dessa população, encaminhando os casos para atendimento na rede de apoio, incluindo na APAE Guaíra.

O secretário municipal de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado vê com satisfação as entidades se integrando ao novo regramento para o financiamento do terceiro setor. “São instituições parceiras que compõem, de forma indireta, nossa rede de saúde. Entidades que prestam serviço de qualidade atestada pela população”, relatou o secretário.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Guaíra surgiu em dezembro de 1976 em prol dos direitos da pessoa com deficiência intelectual, buscando oferecer aprendizado, convivência e desenvolvimento a esse público, promovendo e articulando ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

O objetivo da organização é prestar atendimento com excelência criando condições para o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência – preferencialmente intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista através da prestação de serviços de assistência social, educação e saúde em interface as políticas de Cultura e Esporte para o público alvo e suas respectivas famílias.  A APAE de Guaíra atende 144 pacientes sendo que a maior parte necessita de alguma intervenção seja de fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional.