Pular para o conteúdo

Empreender e viver no exterior são as prioridades do brasileiro, segundo pesquisa FGV

Crédito das imagens: Julio Acevedo
Crédito das imagens: Julio Acevedo

O empreendedorismo e a vivência no exterior são os dois tópicos de maior destaque entre as prioridades dos brasileiros para o futuro, conforme revela a pesquisa da FGV conduzida durante a 11a edição do LIKE THE FUTURE, em São Paulo.

Apresentada por Fernando Meirelles, diretor da FGV-EAESP, a pesquisa, realizada com uma mostra de 290 pessoas, mostra que, de março para setembro, a situação atual do brasileiro mudou um pouco: houve um aumento de 2% na atuação em carreira executiva, atingindo 28% no total; e 2% no empreendedorismo, somando 60% dos entrevistados. Enquanto isso, se observou uma queda de 3% da participação em empresas familiares, de 12 para 9%.

Quando questionados sobre os próximos 10 anos, o número de aspiradores ao empreendedorismo sobe para 81%, um aumento de 5% quando comparado à pesquisa de março deste ano. Ao mesmo tempo, carreira executiva e empresa familiar perdem ainda mais adeptos, somando apenas 13% e 4%, respectivamente. A vivência no exterior é outro item que chama atenção na pesquisa como prioridade para os próximos anos, com um aumento de 6%, correspondendo por 14% das respostas.

Ao serem questionados sobre as dificuldades para empreender, a pesquisa aponta o ambiente favorável como o principal ponto, com 33%, aliado ao capital necessário, apontado por 29% dos entrevistados. Entre outros números, se mostrou ainda a que experiência (17%), capacitação (15%) e contatos (7%) não dificultam o momento de empreender.

E, apesar da crise econômica, a crença é em um futuro melhor, como apontou 65% dos entrevistados. A pesquisa, realizada em 30 de setembro, reforça também que a Educação é a área que mais precisa de melhorias (54%). Ao mesmo tempo em que a política foi indicado como um item relevante com um aumento de 26% para 31%, a infraestrutura baixou de 15% para 10%. Saúde e segurança que, na última pesquisa, somaram 3% dos votos, receberam o dobro (6%) este ano.

Para mais informações, acesse:
Sitewww.lidefuturo.com.br/
Instagram@lidefuturo
Facebook:  www.facebook.com/LIDEFUTURO
Youtubewww.youtube.com/channel/UCkBENhIVJUPAmyT54HmwJXw

SOBRE O LIKE THE FUTURE – Desde 2012, o LIKE THE FUTURE é o evento oficial do LIDE FUTURO que reúne líderes consolidados com os líderes do futuro em formato inovador. Palestras, pesquisas e debates fazem parte do cronograma do LIKE que tem como conceito promover a liderança, a inovação, o conhecimento e o engajamento. Like the Future é a oportunidade para os jovens de hoje fazerem novas redes, conexões, e relacionamentos; e é realizado em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e em Recife (PE).

SOBRE O LIDE FUTURO – Criado em março de 2012 para ser um grupo de referência e contribuir para o desenvolvimento do país, o LIDE FUTURO incentiva as relações empresariais. Para isso, promove eventos exclusivos, bem como programas de debates, plataforma digital, desenvolvimento de conteúdo e iniciativas de apoio à sustentabilidade para dos filiados, de forma a compartilhar experiências, fomentar práticas de sucesso no ambiente empresarial, potencializar talentos dos jovens, apoiar programas educacionais e de responsabilidade socioambiental, além de dar suporte aos jovens para cargos de liderança empresarial. Hoje, o LIDE Futuro conta com 400 filiados do grupo, entre jovens líderes, empresariais, empreendedores e formadores de opinião. 

SOBRE O LIDE – Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.700 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Sair da versão mobile