Pular para o conteúdo

5 dicas de segurança cibernética para enfrentar o coronavírus

O Covid-19 transformou a vida das pessoas ao redor do planeta. Além de cuidados relacionados à saúde, como isolamento social e home office, nesta época de incertezas e acesso digital em abundância é necessário estarmos atentos aos golpes cibernéticos. Os fraudadores digitais normalmente se aproveitam desses momentos de vulnerabilidade da população para se aproximar das pessoas e aplicar golpes – com maneiras variadas, já que podem se passar por amigos, atendentes de serviços, familiares, ou mesmo clonarem alguma informação.

Para evitar esse tipo de situação, segue uma relação de cinco dicas fundamentais para você se prevenir sugeridas pelo especialista em prevenção a fraudes da FICO América Latina, Fabrício Ikeda:

1- Não clique em qualquer link ou baixe aplicativos de fontes desconhecidas.  Álcool gel de graça, mapa para rastrear o vírus em tempo real, máscaras entregues na sua casa, informações secretas de uma teoria de conspiração, passagens aéreas de graça. Esses são exemplos de golpes para roubar informações pessoais (CPF, nome, endereço, etc) e realizar possíveis ataques de phishing ou ransomware que comprometerão suas informações e dispositivo móvel ou computador. Essa dica vale para qualquer mensagem recebida via WhatsApp, naquele grupo da família ou de e amigos, ou por e-mail.

2- Desconfie de quem bate em sua porta. Vemos e escutamos muitos atos altruístas de profissionais de saúde, policiais, empresas e pessoas comuns, porém assaltantes também podem aproveitar da situação disfarçando-se de agentes de saúde ou com a desculpa de realizar testes ou coletar exames. Em caso de suspeitas de pessoas que entram em contato com você (seja por telefone, WhatsApp, e-mail etc.), ligue para a polícia imediatamente e não abra a porta. Alguns laboratórios cancelaram o serviço de coleta de exames domiciliar, portanto valide a informação no site oficial e não no primeiro que aparece na lista de buscas.

3- Não encaminhe toda mensagem para todos os seus grupos. Apesar da notícia prometer curas caseiras milagrosas ou algo totalmente ao contrário como uma mensagem apocalíptica, controle seus instintos para não encaminhar uma possível fake news para todos os seus grupos de amigos e colegas de trabalho. Verifique antes sua veracidade, há inúmeras fontes de imprensa e sites que validam fake news. Não somente a desinformação é prejudicial, mas também suas contas de mídias sociais podem sofrer consequências como bloqueio temporário ou cancelamento. Sempre cheque em um portal de notícias confiável e não acredite em conspirações.

4- Cuidado redobrado com compras onlineCompras online mesmo antes da pandemia já exigiam atenção especial como verificar a confiabilidade do site, validação de segurança ou usar cartões virtuais. Isso continua valendo, porém muitos sites maliciosos ou cópias de sites idôneos (phishing) oferecem produtos relacionados ao coronavírus com ofertas imperdíveis. Atenção redobrada. Por exemplo: se o álcool gel está em falta no mercado, mas no site X ele está com desconto imperdível, com certeza isso é um golpe!

5- Proteja suas informações. Em tempo de home office, a recomendação é não utilizar dispositivos pessoais para realizar tarefas de trabalho e vice-versa. Nem ter informações do trabalho em serviços de armazenamento em nuvem não autorizados pela empresa ou e-mail pessoal. Além de problemas legais que isso pode acarretar, incluindo demissão por justa causa, suas próprias informações pessoais podem ser vazadas indevidamente em caso de algum problema de segurança.

Anotou as dicas? O volume total de ameaças online relacionadas ao coronavírus representa o maior número de ataques cibernéticos em torno de um único tema que se identificou nos últimos tempos, de acordo com a empresa de segurança digital Proofpoint.

Dessa forma, sempre que observar um comportamento suspeito, seja um link estranho, uma tentativa de acesso remoto ou qualquer coisa dessa natureza, troque sua senha de acesso ou, se for no equipamento de trabalho, busque pelo Departamento de TI. Assim você evita problemas para você e sua empresa.

Sobre a FICO

A FICO fornece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e com sede no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 180 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo, entre outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes e ajudar pessoas a conseguir crédito até garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata. Saiba mais em http://www.fico.com/br. Ou ainda em https://twitter.com/fico & http://www.fico.com/en/blogs/. Para notícias e press releases, acesse www.fico.com/news.

FICO é a marca registrada da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e outros países.