Pular para o conteúdo

Tecnologia é grande auxiliar no aprendizado durante a pandemia do novo coronavírus

Com o distanciamento social e a consequente suspensão das aulas presenciais para evitar o contágio pela covid-19, a tecnologia tornou-se o principal recurso didático dos professores. As escolas potencializaram seu uso para que o contato com os estudantes continuasse, mesmo de modo virtual, e as atividades fossem mantidas em casa.

O Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto faz parte do programa Microsoft Schools, possuindo o selo de certificação Microsoft Showcase School com foco na aprendizagem personalizada para seus estudantes e nas tecnologias atuais.  É a única escola certificada no interior do estado de São Paulo, estando entre um grupo seleto de 15 escolas no Brasil.

O Colégio  está entre as escolas nacionais e internacionais que investem em projetos visando à transformação digital. Um dos exemplos é a utilização do Minecraft, em que os alunos criam ambientes virtuais com cálculos matemáticos como: porcentagem, profundidade e medidas, sempre com aulas direcionadas e monitoradas pelos professores, entre outras ferramentas importantes para a formação e engajamento dos estudantes na contemporaneidade.

No final do mês de junho, o VP de Educação Global da Microsoft, Anthony Salcito, realizou uma reunião virtual com alunos e educadores do Colégio, na qual tratou das inovações necessárias no período, elogiando a atuação dos profissionais.

Ambiente virtual

As atividades contemplam a carga horária obrigatória e são disponibilizadas em ambiente virtual. É nesse espaço que os professores compartilham conteúdo, por meio de ferramentas para publicação, fazem comentários e verificam a participação do aluno. Os estudantes possuem uma sala digital para acessar as aulas e materiais adicionais e para conversar com os professores em tempo real.

A utilização da plataforma Teams online proporciona ainda interação entre os alunos, por meio de fóruns de discussão e chats online, pois a comunicação é instantânea. Há também facilidade para os alunos e professores no acesso aos materiais de apoio. Esta plataforma permite aos alunos realizarem as atividades no seu próprio ritmo e com maior autonomia. As famílias também participam ativamente do processo.

De acordo com a Diretora Geral do Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto, Roberta Fardin Bianchi, a tecnologia está proporcionando novos jeitos de aprender e ensinar, com diferentes recursos didáticos que ampliam o acesso à informação.

“A tecnologia aproxima as distâncias, possibilita e facilita interação, mantendo as relações que antes aconteciam fisicamente na escola, agora no ambiente digital. Nosso objetivo é apoiar as famílias e os estudantes durante o período de afastamento, contribuindo para a manutenção de uma rotina de estudos, além dos momentos de interação com os colegas de sala, com uma nova modalidade de ensino e nossos professores estão comprometidos com este novo momento, trabalhando com criatividade e dedicação”, destaca.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Sair da versão mobile