Pular para o conteúdo

Descomplicando o crédito é o assunto que fecha o evento online sobre a retomada das atividades dos restaurantes em São Paulo

O último dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia começou com a apresentação de Ana Paula Shuay, superintendente de negócios do setor privado do Desenvolve SP, que explicou um pouco o papel dessa ação estadual conhecida como Banco do Empreendedor.
“Mais do que financiar empresas, nós ajudamos a transformar grandes ideias em negócios mais rentáveis, oferecendo crédito sustentável. Essa é uma modalidade de crédito que possui taxas mais baixas e prazos mais longos para o pagamento. Além disso, damos o suporte para que os empresários possam crescer de forma planejada e com visão de longo prazo”, contou Ana.
Logo após veio o painel de Aline Negri, diretora no Banco do Povo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que abordou a atuação dessa iniciativa durante a pandemia. “O intuito do programa é ofertar, de forma orientada, o microcrédito ao empreendedor. O Banco do Povo, nesse momento de pandemia, está ajudando os empreendedores informais a se reerguerem. Nesse cenário, foram cerca de R﹩ 190,2 milhões emprestados para os microempresários no período de janeiro a setembro de 2020”.
Leque de opções
O convidado Fernando Blinke, assessor de mercado de pessoa jurídica do Banco do Brasil, apresentou quais são as diferentes linhas de crédito da instituição que os donos de negócios podem optar atualmente, além de explicar a diferença entre cada um desses e avaliar as vantagens em diferentes cenários.
O próximo convidado foi José Teixeira de Vasconcelos Neto, diretor da rede comercial São Paulo do Santander, que explicou como as soluções de crédito do banco são feitas em parceria com a empresa de máquinas de cartão GetNet. Teixeira fechou sua fala apresentando a plataforma Copiloto Santander, que auxilia na gestão financeira, estoque e loja virtual do empreendedor, além de um programa educacional. “Nós temos o Programa Avançar, em que nós oferecemos eventos e palestras para disponibilizar conteúdos focados na formação dos microempresários que estão conosco”, citou.
Depois foi a apresentação de Leonardo Takashi Ishikawa, gerente geral de varejo do Bradesco, que ofereceu dicas de como os empreendedores podem estar aptos a terem acesso as novas linhas de crédito, que em muitos casos podem surgir com condições mais vantajosos. Ishikawa abordou a importância de manter as informações como ficha cadastral e faturamento bem atualizados para aproveitar essas vantagens.
Quem finalizou a fala das instituições financeiras foi Fabiano Gonçalves Borges, superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal, que trouxe as opções de crédito que a Caixa disponibilizou nesse momento de pandemia. Borges também tirou dúvidas para facilitar o atendimento no banco com as restrições de acesso às agências e quais problemas que os empreendedores podem passar no caminho para ter a linha de crédito aprovada, mostrando maneiras fáceis de contornar essas questões.
Apoio aos empreendedores
Esse último dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia teve a participação de Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, que comentou a parceria entre com o Governo do Estado de São Paulo para a retomada.
“O Empreenda Rápido, que foi desenvolvido pelo governador João Doria Júnior e a secretária Patrícia Ellen, e que nós tivemos a honra de fazer parte disso. Eles fizeram esse dinamismo com o Banco do Povo, mudaram todo o conceito e quebraram paradigmas de empréstimo de recursos para as pessoas que mais necessitavam. A retomada da gastronomia na cidade de São Paulo e no interior do estado vem realmente ao encontro dessas boas práticas para que possamos trazer os clientes de volta, sabendo que está vindo para um ambiente seguro e que será bem recebido em nossas atividades”.
O dia finalizou com o agradecimento de Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia do estado de São Paulo, que enalteceu a força dos empreendedores paulistas.
“Nossos empreendedores são a locomotiva do nosso estado e do nosso país. Além de gerarem riqueza para nossa economia são eles que também geram empregos. Parabéns a todos vocês pela resiliência, pela criatividade e pelo empreendedorismo. Fica aqui nosso compromisso de seguir atuando em todas as frentes das áreas do Empreenda Rápido, desde o acesso ao crédito facilitado, o trabalho em parceria com Sebrae para a retomado do microcrédito, a parte de digitalização e dos protocolos para uma retomada segura”, parabenizou ela.
No link, é possível acessar os materiais disponibilizados durante os cinco dias de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia:
> http://contato.sebraesp.com.br/rpg_ebooks/
Assista ao quinto dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia:
Sobre o Empreenda Rápido
O Empreenda Rápido é um programa do Governo de SP, em parceria com o Sebrae-SP, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer tudo o que ele necessita para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado. O programa ainda conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Jucesp e do Centro Paula Souza.
Sair da versão mobile