Pular para o conteúdo

10 Dicas para alavancar sua empresa com contabilidade digital nos tempos da Covid

Com mais de um ano de pandemia, empresas se digitalizaram e continuam com dificuldades de manter suas atividades. Para ajudar micro e pequenos empreendedores, que estão carregando o peso enorme de se manterem firmes em um momento tão delicado como o que estamos vivendo, a Razonet Contabilidade Digital lista algumas ações que vão ajudar a passar por essa fase turbulenta da economia no cenário mundial.

“De acordo com o Relatório CoinBusiness, no ranking de 190 países que avaliam o ambiente de negócios versus PIB per capita, o Brasil encontra-se na posição 124. Temos muito caminho pela frente. Inúmeros empreendedores se prejudicaram e tiveram que fechar as portas. Atualmente, com o alcance da internet, os pequenos empreendedores têm a oportunidade de escalar seu negócio e crescer em ritmo acelerado, batendo de frente, muitas vezes, com os peixes grandes.”

“É o que chamamos de guerra assimétrica nos negócios. Você pode ser de uma cidade pequena do interior e vender para um país inteiro através do e-commerce. Redes sociais, marketplaces e as lives exclusivas para vendas estão em alta. Existe um vasto mercado nacional (e internacional) e a tecnologia nos proporciona ofertar sem sair de casa”, explica Odivan Cargnin, sócio-fundador da Razonet.

“Nós brincamos que a criatividade do brasileiro precisa ser estudada e, de fato, o potencial das pessoas é surpreendente; precisamos conhecer suas capacidades, produtos e serviços e as oportunidades são elas mesmas quem criam”, complementa Luana Menegat.

São 10 dicas para alavancar o negócio, levando em consideração às restrições sociais e a nova realidade da economia:

1.     fazer uso das ferramentas tecnológicas disponíveis,

2.     estudar as melhores parcerias,

3.     errar o quanto antes, porque o erro é inevitável. O empreendedor precisa ter em mente que o movimento trará clareza e que, quanto antes errar, antes ele conserta e antes ele acerta,

4.     ter a mente aberta a novas oportunidades e ter humildade para mudar ideias e projetos ao longo do caminho se for necessário,

5.     olhar o macro, sempre visando o comércio nacional, mesmo que você seja de uma cidade pequena. Saia da sua bolha usando as infinitas possibilidades que a internet proporciona,

6.     Abrir o leque para expandir os serviços. Adotamos isso na Razonet e somos o exemplo vivo de que tomando decisões corretas, o crescimento é iminente.

7.     Pequenos empresários apontam dificuldades de comunicação com o cliente, de inserção no digital e de serviços digitais, medo da mudança. E esse medo acaba matando aos poucos os pequenos negócios. Se não houver adaptação e evolução, esse empreendedor será engolido pela avalanche de pessoas que aproveitam oportunidades.

8.     A receita precisa ser maior que a despesa.

9.     Para conseguir créditos em instituições financeiras é necessário conectar as pessoas. Para quem precisa de recurso financeiro, pode tentar seguir linhas específicas de startup e/ou buscar sócios investidores.

10. Competição de mercado – a informalidade é uma realidade, prejudica muita gente. Pequenos empreendedores precisam achar maneiras de serem eficientes com o mínimo custo possível. Quem pensa em ter vida longa no empreendedorismo não pode nem cogitar ser informal. Não existe sucesso de médio a longo prazo na informalidade.

E como a “contabilidade digital” pode ajudar nesse processo?

“Por causa da tecnologia, nosso atendimento é ágil, assertivo, feito por pessoas reais que conseguem atender às demandas com eficiência. Os empreendedores que estão no campo de batalha, muitas vezes têm dúvidas pontuais que só quem está em ação tem. Eles nos mandam e nós respondemos, poupando tempo e dinheiro de quem está na luta para fazer seu negócio dar certo”, destaca Luana Menegat.

Sair da versão mobile