Pular para o conteúdo

4 passos de como montar um armário cápsula sustentável

Com a pandemia, foi possível reavaliar os conceitos de consumo, já que muitas peças do guarda-roupas sequer são usadas. É nessa hora que o conceito de armário cápsula pode ser uma solução minimalista para acertar no look sem exageros. A proposta envolve uma diminuição na quantidade de looks e a preferência por qualidade ao invés de quantidade, contando com a versatilidade das peças já existentes.

O objetivo do conceito é saber como usar as peças e aproveitar as tendências de moda de forma sustentável e criativa. Pensando nesse formato, a personal organizer de São Paulo Daniela Forestieri, criadora da “Danny Organiza”, cadastrada no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, listou quatro passos a serem considerados na hora de aderir ao armário cápsula. Acompanhe todas as dicas:

O ideal é estabelecer um limite de peças essenciais
Para montar o armário cápsula, é preciso escolher uma quantidade limitada de roupas. Nessa lógica, permanecem no guarda-roupas apenas peças que são fundamentais para o seu dia a dia.

Ao comprar algo novo, desapegue de itens antigos
Caso precise comprar peças novas, pense no ato de doar ou vender as peças antigas. O ideal é não acumular! Lembre-se que a proposta do armário cápsula tem como fundamento uma quantidade limitada de roupas mas que atendam às suas necessidades.

Exercite o ato de doar roupas antigas
Para fazer a seleção das peças, você precisa praticar o desapego e abrir mão das coisas que não fazem mais sentido na sua vida. É um processo inicialmente difícil e por vezes doloroso, mas no final, te deixa apenas com o que você realmente gosta e que de fato faz sentido no seu cotidiano.

Fazer escolhas coringas e economizar no tempo
Avalie quais peças mais se repetem e assim fica mais fácil o ato de desapego. Priorize as roupas que mais fazem parte do seu dia a dia, tanto na vida doméstica, como na profissional, não esquecendo as peças para realizar atividades físicas ou de lazer. Ao fazer essa análise, fica mais fácil escolher o que fica no armário e o que vai embora de vez.

Para mais informações sobre a contratação de serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.

Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

Sair da versão mobile